Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Sábado, 20 Julho 2013 11:00

MÉXICO
Eleito Presidente de Câmara abertamente homossexual



A guerra (incluindo cabeças cortadas) entre cartéis de droga é uma luta antiga em Fresnillo, mas é esta a cidade que acolhe o primeiro presidente de Câmara abertamente homossexual do país.


Chama-se Benjamin Medrano, com 47 anos, conhecido por ser cantor e dono de um bar gay, e embora assuma que tal como qualquer outro cidadão de Fresnillo tem medo da violência que se sente na cidade, diz também que esta “limpo” porque não está ligado a nenhum dos lados.

Foi alvo de “bullying” telefónico por parte dos outros candidatos tentando denegrir a sua imagem dizendo aos eleitores que Medrano era homossexual, mas quem sabe não mesmo isso que o fez ganhar. Medrano acredita que o fato de ser cantor ajudou muito a ser eleito e os eleitores não dessem importância ao fato de ser homossexual.

O estado de Zacatecas, onde se situa Fresnillo, é conhecido por ser a terra dos chapéus de cowboy e tiroteios entre gangues de droga.

Fresnillo conta com 230 mil habitantes, e tem a infelicidade de estar no caminho de uma importante rota de droga que dois cartéis desejam comandar, e por isso não é anormal haver mortes, e mortes extremamente violentas.

Alejandro Brito, director de um dos mais importantes grupos de defesa dos direitos LGBT no México, o “Letra S”, disse que já houve funcionários e vereadores abertamente homossexuais mas presidentes de Câmara, Medrano é o primeiro. Outros grupos de defesa dos direitos humanos apontam a eleição de Medrano como um ponto importante na luta pelos direitos das pessoas LGBT .

Contudo Medrono já fez saber que não vai pintar a Câmara de cor-de-rosa e que, embora seja homossexual, não concorda com muitas das reivindicações que os grupos LGBT defendem.

O futuro presidente que toma posso só em Setembro, já fez saber que é um homossexual conservador de convicções católicas e que não é a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Que embora já tenha participado em passeatas LGBT, acredita que tem de manter fiel à sua fé, e que a população ainda não está pronta para tal evolução.

Mas se Medrano não apoia alguns itens da agenda LGBT mexicana, também critica os políticos homossexuais que continuam “fechados no armário”.

notícia

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal