Pesquisa:
 

Segunda-feira, 20 Junho 2005 00:59

ESPANHA
Nova lei de casamento gay origina manifestações (a favor e contra)



Duas manifestações populares dividiram a capital espanhola este sábado, dia 18, em relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. De um lado, a Igreja Católica e o Partido Popular marchavam em protesto contra o projeto de lei que permite a igualdade de direitos entre héteros e homossexuais. De outro, gays, lésbicas, simpatizantes e representantes de organizações não-governamentais seguiam o cantor brasileiro Carlinhos Brown com bandeiras do arco-íris.


A manifestação organizada pela Igreja e pelo PP começou às 17h. O objetivo dos organizadores (que pagaram autocarros e fretaram aviões especificamente para o evento) era reunir 500 mil pessoas, mas a polícia contou 166 mil. Estavam presentes 18 bispos que defendiam o lema “É a família que importa. Pelo direito a uma mãe e um pai”. Analistas políticos declararam que a manifestação tem um peso significativo para o país porque foi um ato antigovernista, uma vez que o projeto de lei foi proposto pelo governo e é apoiado pelo próprio primeiro-ministro José Luiz Rodriguez Zapatero (foto). O ato também foi incentivado pelo papa Bento XVI, que pediu aos bispos espanhóis que participassem do ato.

O evento pró-casamento gay foi promovido pela Federação Estatal de Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais da Espanha, que na ocasião lançou um manifesto em defesa dos direitos civis e contra a homofobia. Este manifesto foi apresentado em uma entrevista coletiva às 16h e contou com a assinatura de 1.623 organizações sociais, feministas e culturais. A polícia não divulgou o número de participantes.

O projeto de lei que modifica o Código Civil espanhol para permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi proposto pelo governo e aprovado pelo Congresso em abril deste ano. Além de legalizar a união, ele reconhece o direito dos casais homossexuais de adotar crianças. No Senado, o projeto já foi aprovado pela Comissão de Justiça e deve receber apóio da maioria dos parlamentares na votação.

Segundo pesquisas, a maioria da população aprova o projeto de lei

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2005)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal