Pesquisa:
 

Segunda-feira, 20 Junho 2005 00:58

EUA
Mais idosos a viver com VIH



Peritos disseram recentemente ao Senate Committee on Aging que um segmento cada vez maior de idosos americanos com VIH/SIDA podem constituir um novo reservatório para a dispersão da doença.


As taxas de infecção não estão a aumentar nem nos idosos nem nos jovens, de acordo com peritos de saúde, mas a generalização do tratamento antirretroviral em doentes americanos estendeu grandemente a sua esperança de vida. Actualmente nos Estados Unidos, 28% dos doentes com VIH/SIDA têm idade superior a 50 anos e em 2015, a percentagem aumentará para 50, disse o Senador Gordon H. Smith (R-Ore.)

O s dados do CDC de 32 estados mostraram que o nº de pessoas acima dos 50 com VIH/SIDA aproximava-se dos 40000 em 2000 para mais de 67000 em 2003. Idosos negros estão infectados 10-15 mais do que os brancos.

"Um dos riscos nas pessoas de 50 ou mais anos é a crença errada de que já não estão em risco," disse ao comité Robert S. Jannsen, médico, director da divisão de prevenção de VIH/SIDA do CDC. Disse que os doentes mais velhos, confrontados com os reclames de "sexo seguro" dirigidos aos jovens, não vêem a importância da utilização de preservativos, e de facto a maioria das mulheres acima dos 50, que já não estão preocupadas com uma gravidez, não consideram a hipótese de utilizar preservativo.

Smith disse que os estereótipos e falta de conhecimento à cerca do VIH/SIDA são também desafios. Os médicos são um tanto ao quanto relutantes em pensar que os doentes mais velhos possam ser sexualmente activos. Os estudos sugerem que os médicos só perguntam sobre a sua actividade sexual a cerca de 30-40% dos jovens, e que essa taxa é baixíssima em doentes acima dos 50, fez notar Jannsen.

Smith, cabeça do comité, disse que vai provavelmente propor medidas para melhorar a educação sobre VIH/SIDA das pessoas mais velhas quando o Congresso der a re-autorização para a Ryan White AIDS Care Act no final deste ano.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2005)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal