Pesquisa:
 

Sexta-feira, 20 Maio 2011 11:31

BRASIL
Deputado abertamente homossexual fala de colegas e deputado pioneiro



O deputado abertamente homossexual Jean Wyllys tem vindo a somar pontos junto dos colegas e tornou-se num líder das questões LGBT, e falou agora sobre outros colegas gays.


Jean Wyllys foi eleito pelo Rio de Janeiro com mais de 13 mil votos pouco depois de ter ganho o reality show Big Brother. Em entrevista ao UOL Notícias o deputado falou dos seus colegas homossexuais no Congresso.

"Eu respeito a decisão de cada pessoa. Cada um tem seu próprio tempo. Elas não precisam igualmente implodir o armário e abrir relação ao mundo, podem manter sigilo", disse Jean, continuando: "Eu identifico outros homossexuais aqui [no Congresso]. Mas não quero forçosamente denunciá-los nem tirá-los do armário. Pelo contrário, cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é. Não cabe a mim dizer quem é."

O deputado de 37 anos também recordou que já tinha participação activa na política como socialista antes do Big Brother em 2005 e defendeu que não é por ser homossexual que não pode participar em outras lutas dando o exemplo do seu trabalho na Comissão de Tributação e Finanças onde defende direitos dos trabalhadores. Jean Wyllys tem mestrado em letras e linguística e é professor de Cultura Brasileira e de Teoria da Comunicação na ESPM e na Universidade Veiga de Almeida.

Mas o papel de defesa de direitos de gays pelo deputado é que tem resultado em mais apoio dos seus colegas especialmente depois das posições de Clodovil Hernandes há uns anos atrás também abertamente homossexual mas nada dado a estas questões. Jean é direto: "Ele não tinha qualquer afinidade com a pauta histórica do movimento homossexual. Muito pelo contrário. Ele tinha homofobia internalizada, ele não tinha orgulho da orientação sexual dele", mas defende que era uma pessoa muito gentil e respeitadora, concluindo que "não era uma má pessoa, mas precisava de esclarecimento como tantos homossexuais que têm homofobia internalizada, mulheres que têm machismo internalizado e negros que têm racismo internalizado. O Brasil ainda tem muito a melhorar nisso".

BRASIL: Deputado abertamente homossexual fala de colegas e deputado pioneiro

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal