Pesquisa:
 

Sábado, 20 Maio 2006 22:52

EUA
Direita ataca casamento 'gay'



A promessa eleitoral de George Bush de impedir a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo é para cumprir: uma proposta do seu partido, o republicano, de acrescentar à Constituição uma emenda que impeça esse tipo de matrimónio vai ser debatida em Junho no Senado.


A "protecção do casamento tradicional" é a causa que anima os proponentes, certos de que "a maioria dos americanos" está do seu lado. Nessa maioria não se conta a filha do vice-presidente Dick Cheney, que assumiu, num livro agora publicado, a sua homossexualidade, e acusou os que defendem a emenda da Constituição de "quererem fazer um lei má, que reinscreve no texto fundamental o princípio da discriminação".

A proposta, cuja aprovação exigiria a votação favorável de dois terços do Senado, de dois terços da Câmara dos Representantes e de uma maioria de estados a favor, não deverá passar, à imagem do que aconteceu na primeira tentativa, em 2004.

Os democratas denunciaram já a proposta como uma manobra "demagógica" para entusiasmar a extrema-direita religiosa e iniciar a sua mobilização para as eleições parlamentares de Novembro.

Só um estado dos EUA, o Massachusets, aprovou até agora o casamento de pessoas do mesmo sexo e dois outros, o Vermont e o Connecticut, reconhecem as uniões civis do mesmo sexo, sendo 18 os que adoptaram emendas constitucionais que especificam o carácter heterossexual da instituição.

Noutros estados, como a Califórnia, cujo governador é o actor Arnold Schwarzenegger, a questão tem sido muito debatida: em 2005, Schwarzenegger vetou uma lei que permitiria o casamento homossexual mas recusou retirar direitos aos unidos de facto do mesmo sexo.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal