Pesquisa:
 

Quarta-feira, 20 Abril 2011 13:56

PORTUGAL
Pessoas HIV+ poderão ser pais desde que paguem 740 euros



A Maternidade Alfredo da Costa anunciou que irá disponibilizar diversos serviços de reprodução medicamente assistida incluindo lavagem de sémem para pais HIV+, desde que paguem custos associados.


Segundo a coordenadora do Centro de Procriação Médica Assistida (PMA) da MAC, em Lisboa, Graça Pinto, esta é a solução para custear as análises obrigatórias ao sémen de seropositivos, antes e depois da "lavagem" de espermatozóides. A técnica remove o vírus do sémen e é gratuita, mas as análises necessárias serão cobradas ao utilizador num total de 740 euros.

Na mesma situação estariam as pessoas que quisessem beneficiar de doação de esperma que será importado com um custo de 350 euros, e apenas seria gratuita a aplicação do mesmo. A ministra Ana Jorge questionada pela Agência Lusa referiu que os utentes não devem pagar este custo, e espera que este problema seja ultrapassado quando entrar em funcionamento o primeiro banco público de gâmetas - óvulos e espermatozóides - que servirá para receber dádivas de dadores, que funcionará no Centro Hospitalar do Porto.

Relativamente aos pagamentos por seropositivos, Maria Eugénia Saraiva, da Liga Portuguesa contra SIDA disse que como os seropositivos são doentes isentos de taxas moderadoras (pois têm uma doença crónica) e com medicamentos gratuitos, não acredita que a opção da MAC tenha qualquer viabilidade jurídica e legal.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal