Pesquisa:
 

Segunda-feira, 20 Abril 2009 10:28

EUA
Associação ameaça processar escolas por bloquearem sites LGBT



Algumas escolas no Tennessee, E.U.A., configuraram o seu software de filtragem de sites para bloquear conteúdos LGBT, o que originou protestos da ACLU (American Civil Liberties Union).


Na prática isto significa que o estudantes nestas escolas não têm acesso a sites com conteúdo dirigido para gays, lésbicas, bissexuais e pessoas trans.

Em comunicado a associação indica que cerca de 80% das escolas públicas do estado estão a bloquear o acesso a sites de conteúdo não-sexual que disponibilizam informação educacional e política sobre temas como o casamento entre pessoas do mesmo sexo ou de organizações como a Human Rights Campaign.

Embora as escolas estejam ligadas a uma rede com o mesmo software de filtragem, os parâmetros da filtragem são definidos para cada grupo de escolas de acordo com ordens da direcção de cada escola.

Uma das categorias é identificada como "LGBT", que inclui sites informativos. Para piorar a situação, o sistema filtra por defeito os sites desta categoria.

As leis federais e locais obrigam as escolas nos E.U.A. a usar software de filtragem para bloquear acesso a conteúdo obsceno ou perigoso para menores.

"Quando descobri que este software filtrava sites, eu não estava à procura de nada sexual ou menos adequado - estava à procura de informação sobre bolsas de estudo para estudantes LGBT, e não consegui obter a informação pretendida devido à filtragem", indicou Andrew Emitt, um estudante de 17 anos em Knoxville. "As nossas escolas não deveriam manter os estudantes às escuras no que diz respeito a organizações LGBT e recursos informativos".

Segundo a ACLU os estudantes estão a "ser privados de conteúdos que estão protegidos pela Primeira Emenda assim como a constituição do Estado do Tennessee". Continuando que "este tipo de censura apenas prejudica os estudantes, estão a ser oprimidos nas escolas e querem saber os seus direitos legais ou querem apenas completar um trabalho de casa para uma disciplina".

A organização pediu às escolas para resolver o assunto antes do início do próximo ano lectivo.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal