Pesquisa:
 

Sábado, 20 Março 2010 17:50

EUA
General afirma que massacre em Srebrenica foi culpa de soldados gays



John Shehann, ex-comandante da NATO, afirmou que as forças holandesas teriam sido incapazes no caso do massacre de Srebrenica em 1994 por causa dos soldados gays.


A afirmação foi feita durante uma audiência sobre a revisão da regra "Don't Ask, Don't Tell" nas forças armadas dos EUA e está a gerar polémica por diversas razões.

Segundo o general, o massacre de mais de 7000 muçulmanos em Srebrenica por parte das forças da sérvia foi consequência da falta de capacidade das tropas holandesas ao serviço da ONU de controlar a situação, e a razão dessa falta de capacidade foi o facto de existirem pessoas abertamente homossexuais no exército. Vale recordar que o incidente que decorreu durante a Guerra da Bósnia (1992 a 1995) é considerado o maior massacre desde a Segunda Grande Guerra.

Quem não gostou da "análise" foi o Ministério da Defesa holandês que já veio a público apontar tais considerações como "absurdas" e recordando que soldados gays estão no terreno no Afeganistão em missão da ONU onde cooperam regularmente com forças dos EUA sem que nunca tal questão tenha sido levantada.

Outros exércitos de referência como o Canadá e Israel também têm gays e lésbicas nas filieiras sem que tal tenha afectado a sua capacidade de intervenção ou diminuido as suas cooperações com exércitos de outros países.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal