Pesquisa:
 

Sábado, 20 Janeiro 2007 12:53

PORTUGAL
Figuras públicas apoiam o SIM no Referendo



Ricardo Araújo Pereira, o mais popular humorista português da actualidade, será um dos rostos da campanha pela despenalização do aborto. O criador do "Gato Fedorento" vai apelar ao voto "sim" no referendo do dia 11 integrado no movimento Jovens Pelo Sim, a par de outros nomes ligados ao mundo do espectáculo.


No movimento Jovens Pelo Sim, Araújo Pereira integra um grupo de celebridades que inclui os actores Joana Seixas, Joana Solnado, Inês Castel-Branco, Rodrigo Menezes, Filipe Duarte, Diana Chaves, José Pedro Vasconcelos e Sandra Celas, a apresentadora Rita Ferro Rodrigues, a atleta Susana Feitor, o escritor José Luís Peixoto e os músicos Zé Pedro (dos Xutos e Pontapés), Miguel Guedes (dos Blind Zero) e Pacman.

Araújo Pereira é também um dos fundadores de um novo blogue colectivo a favor do "sim" que reúne personalidades de diversas tendências políticas e ideológicas. "Sim no Referendo" ( www.sim-referendo.blogspot.com ) é um blogue ontem inaugurado que se assume como "um bom retrato da variedade de motivações para, no próximo dia 11 de Fevereiro, responder favoravelmente a esta pergunta: "Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?"

"Sim no Referendo" reúne, à partida, 14 pessoas, todas com experiência na blogosfera: Carlos Abreu Amorim, Daniel Oliveira, Fernanda Câncio, Helena Matos, Ivan Nunes, Joana Amaral Dias, Luís M. Jorge, maradona, Miguel Vale de Almeida, Pedro Adão e Silva, Ricardo Araújo Pereira, Rui Tavares, Vasco M. Barreto e Vasco Rato.

Promete acabar a 12 de Fevereiro, dia seguinte à consulta popular.

Miguel Vale de Almeida, que foi dirigente do Bloco de Esquerda, e Vasco Rato, ex-dirigente do PSD, tomam agora partido pela mesma causa. "O 'sim' é um voto pela liberdade de escolha de toda a gente - incluindo os defensores do 'não'. O voto no 'não' é, pelo contrário, um voto que pretende tomar decisões pelas outras pessoas, impondo uma visão específica (e não apenas defendendo a sua, já que essa continuará salvaguardada). O 'sim' acrescenta. O 'não' continua a subtrair", escreve Vale de Almeida.

Enquanto Vasco Rato se estreia com esta confissão: "Os meus amigos não percebem a natureza deste blogue porque também não percebem a natureza do debate sobre a interrupção voluntária da gravidez. Ironizam com a abrangência, o facto de se encontrarem aqui pessoas que, politicamente, vão desde o PSD ao Bloco de Esquerda. Julgam que se trata de um 'rodízio'. Enganam-se. É justamente esta abrangência política e ideológica que demonstra que a questão da IVG não se reduz a uma polémica entre esquerda e direita."

Há mais tempo está activo um outro blogue colectivo, mas neste caso defensor do "não" no referendo do aborto. O Blogue do Não ( www.bloguedonao.blogspot.com ), que já começou a funcionar em Outubro do ano passado.

Marta Rebelo (jurista que trabalha com o secretário de Estado socialista Eduardo Cabrita), Vasco Lobo Xavier, Jorge Ferreira (dirigente da Nova Democracia), André Azevedo Alves, Eduardo Nogueira Pinto, João Gonçalves, entre outros nomes.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal