Pesquisa:
 

Segunda-feira, 19 Dezembro 2005 12:43

REINO UNIDO
Uniões civis homossexuais começam hoje no Reino Unido



As uniões civis entre homossexuais em quase tudo semelhantes ao casamento civil torna-se hoje uma realidade no Reino Unido, com as primeiras uniões gay a acontecerem na Irlanda do Norte. A partir de amanhã, serão possíveis na Escócia e a partir de quarta-feira na Inglaterra.


O casamento do rei da pop britânica Elton John, de 58 anos, com o seu companheiro canadiano, David Furnish, de 42 anos, vai acontecer no primeiro dia em que as uniões são permitidas na Inglaterra. O casal escolheu a pequena casa real de Windsor, na zona oeste de Londres, para oficializar a sua longa ligação.

Elton John escolheu casar-se no mesmo edifício onde teve lugar o matrimónio entre o príncipe Carlos e Camilla, a 9 de Abril, refere a AFP. Para a gigantesca festa estão previstos 700 convidados - um deles é o cantor George Michael, que deverá casar-se com o seu companheiro em Junho de 2006.

Só em Inglaterra e no País de Gales estão previstos 687 casamentos homossexuais na quarta-feira. Uma boa parte deverá ter lugar no bairro londrino de Westminster, onde fica localizado o Soho, o coração gay de Londres, assim como em Brighton (Sul de Inglaterra), a capital homossexual do país, com 40 mil homossexuais numa população total de 161 mil habitantes.

Segundo as previsões oficiais, estima-se que cerca de 22 mil pessoas venham a celebrar casamentos entre membros do mesmo sexo no Reino Unido, até 2010. A lei entrou em vigor a 5 de Dezembro.

A lei agora em vigor embora sem o nome oficial de casamento permite aos membros do casal direitos semelhantes aos casais homossexuais - por exemplo, direito a receber a reforma do seu companheiro, caso este morra, e a herdar o alojamento comum.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2005)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal