Pesquisa:
 

Segunda-feira, 19 Setembro 2016 23:42

PORTUGAL
Queer Lisboa 20 - resumo dia 3



Depois de uma serie de curtas metragens na sala 3 do São Jorge, sessões mais concorridas, na mesma sala é apresentado Tchindas.


Confesso que falar de Tchinda Andrade - a protagonista maior do filme - é como falar de um grito de liberdade na condição que assiste a cada um de nós: o simplesmente sermos nós.

Tchinda assume-se como pessoa trans na ilha de São Vicente, Cabo Verde, e a ilha e aquela comunidade assume com ela um protagonismo visível no documentário de Pablo Garcia Pérez de Lara e Marc Serena.

O enredo desenrola-se nos preparativos do Carnaval de São Vicente, descrito pelo realizador como um pequeno Brasil em Cabo Verde e definido pela fantástica Cesária Évora como "o melhor Carnaval de África".

Os decores da esquadra de samba, o carro ornamentado, a música e a letra que define a comunidade de Tchinda, tudo é mostrado, isso e o que em volta reside no quotidiano de uns e outros. Tchinda pode ser a protagonista, mas não é a única que invade a tela. O realizador explica, ele mesmo, Marc Serena na sala 3 do São Jorge, que Tchinda Andrade fez questão de mostrar a sua gente e muitas vezes “fugiu” da objetiva para dar espaço aqueles que lhe dão força, nome e presença.

Durante o filme muitas são as vezes que se escuta “Tchinda quem manda” porque ela é a líder, a "vendedora de coxinha" que de panela na mão corre as ruas do bairro a vender coxinha frita, é a matriarca da comunidade.

Um filme a não perder para compreender que África tem muitos rostos, muitas formas de estar, de viver e sobreviver, e São Vicente surge como um paraíso trans nesse continente tão ingrato para os queer.

João Paulo, editor PortugalGay.pt

Fotos do dia

Disponíveis aqui.

PORTUGAL: Queer Lisboa 20 - resumo dia 3

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2016)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e DOIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal