Pesquisa:
 

Sexta-feira, 19 Setembro 2014 09:25

PORTUGAL
Festival de Cinema Gay/Lésbico/Trans/Queer começa hoje em Lisboa



O Queer Lisboa 18 arranca hoje no Cinema São Jorge com a exibição da longa-metragem brasileira filme Hoje eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, na sala Manoel de Oliveira, às 21h00.


O filme foi desenvolvido a partir da curta-metragem Eu Não Quero Voltar Sozinho, que venceu o prémio do público no Queer Lisboa 16, e conta-nos a história de Leonardo, um adolescente cego que lida com uma mãe superprotectora e tenta conquistar maior independência, e que vê a sua rotina alterada quando um novo aluno chega à sua sala de aula. Esta longa-metragem, apesar de ser um recontar da mesma narrativa que vimos na “curta” que foi um sucesso depois de disponibilizada no YouTube (pelos próprios autores do filme), aprofunda a caracterização das personagens principais – e olha mais atentamente para o meio onde se encontram. Hoje eu Quero Voltar Sozinho abriu a secção Panorama na Berlinale deste ano, tendo vencido o prémio FIPIRESCI para melhor longa-metragem e também um Teddy Award.

Na noite de abertura será apresentada a edição deste ano do Queer Lisboa e chamado ao palco o Júri das várias secções competitivas. Do Júri da Competição para a Melhor Longa-Metragem estarão presentes Lene Thomsen Andino (directora do festival MIX Copenhagen), Manuel Mozos (Realizador, Lisboa) e Michael Blyth (Programador do BFI London Film Festival e do BFI Flare: London LGBT Film Festival). Do Júri da Competição para o Melhor Documentário, Ana Isabel Strindberg (Programadora, Lisboa) Martin Botha (Professor e Membro do FIPIRESCI - Fédération Internationale de la Presse Cinématographique, Cidade do Cabo) e Miguel Bonneville (Performer e Realizador, Lisboa). Do Júri da Competição para a Melhor Curta-Metragem, André Godinho (Realizador, Lisboa), Ben Walters (Realizador e programador, Londres) e Joana Ferreira (Produtora, Lisboa). E do júri daCompetição In My Shorts, Fernando Vendrell (Realizador, Lisboa) Joana de Verona (Actriz, Lisboa) e Nuno Rodrigues (Programador, Vila do Conde).

Terminada a sessão no Cinema São Jorge, e para celebrar em grande o arranque de mais uma edição do Queer Lisboa, tem lugar no Teatro do Bairro a partir das 0h e até às 4h, a Festa de Abertura do Queer Lisboa 18, que terá como mote o Regresso dos Discos Voadores, ao som dos discos rodados pelo DJ Nuno Galopim. A entrada terá o custo de 2€.

PORTUGAL: Festival de Cinema Gay/Lésbico/Trans/Queer começa hoje em Lisboa

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2014)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal