Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Terça-feira, 19 Abril 2011 12:40

VIH/SIDA
Teste de prevenção interrompido por falta de eficácia



Um grande ensaio clínico tentando mostrar que o uso diário da droga anti-HIV Truvada poderia impedir novas infecções pelo HIV em mulheres heterossexuais foi interrompido prematuramente segunda-feira.


A decisão de cancelar a investigação foi tomada quando os resultados preliminares indicaram que "será altamente improvável que seja capaz de demonstrar a eficácia de Truvada na prevenção da infecção pelo HIV na população em estudo, mesmo se continuasse até à sua data de conclusão inicialmente prevista ", segundo um comunicado divulgado pela Family Health International, que está supervisionando o ensaio.

O "surpreendente e decepcionante" resultado veio seis meses após a divulgação de dados mostrando que a droga pode reduzir a taxa de infecção em pelo menos 44% em homens homossexuais, e até 70% naqueles que a usaram de forma consistente. Esta descoberta foi saudada como um grande avanço na prevenção da VIH/SIDA e pesquisadores especularam que resultados semelhantes seriam obtidos em estudos em andamento em outros grupos populacionais, o que não se veio a confirmar.

Truvada, fabricado pela Gilead Sciences Inc, é uma combinação de dois medicamentos, tenofovir e emtricitabina. É geralmente bem tolerado e já é utilizado por um número estimado de 1.5 milhões de pessoas em todo o mundo para o controlo da infecção pelo VIH. É tomado por via oral apenas uma vez por dia, o que se pensa ajudar na conformidade com os regimes de drogas.

O estudo era patrocinado pela Fundação Bill & Melinda Gates Foundation e pela Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional.

VIH/SIDA: Teste de prevenção interrompido por falta de eficácia

Marcadores/Tags:

#imagem #vih/sida ano 2011

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal