Pesquisa:
 

Sábado, 19 Março 2011 09:42

TURQUIA
Primeiro árbitro abertamente gay continua batalha jurídica



O ex-árbitro de futebol, Halil Ibrahim Dinçdağ tornou-se conhecida do público em 2008, quando foi revelado que a Federação Turca de Futebol, ou a TFF o retirou de funções por ser homossexual.


Dinçdağ foi forçado a deixar o emprego de árbito porque tinha sido dispensado do serviço militar obrigatório devido à sua homossexualidade, que foi documentada num relatório médico. De acordo com a regulamentação do desporto do país, quem não completar o seu serviço militar por "razões de saúde" não está apto para atuar como um árbitro.

O árbitro apresentou uma denúncia penal contra a Federação Turca de Futebol e pediu compensações de até 110'000 mil liras turcas (cerca de 50'000 euros) por perdas e danos. O caso começou este mês em Istambul e na segunda audiência será em maio.

Dinçdağ revelou aos media que a sua vida mudou "drasticamente" depois da sua orientação sexual ter sido apresentada na imprensa. Além de perder o emprego como árbitro, também foi despedido de uma estação de rádio onde trabalhava há 16 anos.

Em último recurso pondera colocar a questão ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

A associação de árbitros da turquia já mostrou o seu total apoio a Dinçdağ e espera que a federação de futebol reconsidere a sua posição inicial.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal