Pesquisa:
 

Quarta-feira, 19 Janeiro 2005 00:59

RÚSSIA
Casal gay tem certidão de casamento negada



Um parlamentar e um jornalista gay russos que tentaram casar-se em Moscovo, tiveram sua certidão de casamento negada pelas autoridades do país. O objetivo do casal era chamar a atenção do governo para a discriminação contra gays e lésbicas e pressionar a legalização da união homossexual na Rússia.


Edvard Murzin é parlamentar da região autônoma de Bashkortostan e Eduard Mishin é editor do site Gay.ru e do jornal Kvir. Após terem sua certidão de casamento negada pelo governo, Murzin e Mushin deram uma entrevista a uma emissora de rádio local para explicar sua motivação. “Nós não nos amamos, mas queremos ver a aplicação da justiça. Nós compartilhamos das mesmas idéias e estamos unidos na luta por justiça”, disse Mishin à rádio Moscovo Echo.

Admitindo que eles criaram uma imagem negativa de si próprios, Mishin disse que eles decidiram comparecer à Câmara porque “se nós não fizéssemos isso, a sociedade não faria”. Muitos gays russos, acrescentou, acreditam que o país não está pronto para o casamento entre pessoas do mesmo sexo, como já ocorre na Bélgica, Canadá e Holanda. “Por que alguém tem que esperar até que esteja pronto? Não temos certeza de que a sociedade se tornará mais tolerante com o tempo; o oposto poderá eventualmente acontecer”, disse. O casal prometeu levar o caso à Suprema Tribunal ou à Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2005)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal