Pesquisa:
 

Segunda-feira, 18 Dezembro 2006 17:36

PORTUGAL
Maioria dos portugueses opõe-se a casamentos homossexuais



Os portugueses estão entre os europeus que menos concordam com o casamento entre homossexuais ou a adopção de crianças por casais do mesmo sexo, segundo um Eurobarómetro sobre a opinião pública na União Europeia publicado hoje, em Bruxelas.


O documento com os resultados de um inquérito realizado entre 6 de Setembro e 10 de Outubro deste ano nos 25 Estados-membros mostra que 44% dos europeus estão de acordo com o casamento entre homossexuais, sendo essa percentagem de apenas 29% em Portugal.

Os resultados variam muito de país para país, com a Letónia (12%), Chipre (14%) e Grécia (15%) do lado dos que menos concordam e a Holanda (82%), Suécia (71%) e Dinamarca (69%) do outro.

A posição de Portugal contrasta com a da vizinha Espanha onde 56% estão de acordo com os casamentos homossexuais.

De recordar que o casamento homossexual (ou a união entre indivíduos do mesmo sexo) é autorizado na Holanda, Bélgica, Espanha, Suécia e Reino Unido.

A opinião sobre a adopção de crianças por casais homossexuais segue a mesma tendência, com 19% de portugueses a afirmar o seu acordo, numa média europeia de 32%.

Polónia (7%), Malta (7%) e Letónia (8%) são os que menos aceitam esta possibilidade, enquanto que do outro lado da tabela estão, mais uma vez, a Holanda (69%), Suécia (51%) e Dinamarca (44%).

Por outro lado, Portugal bate o recorde dos que concordam com a necessidade de mais igualdade e justiça, mesmo que isto signifique menos liberdade para o indivíduo, com 80% dos inquiridos a concordar com a afirmação para uma média europeia de 64%.

Os portugueses estão ainda entre os que pensam que os imigrantes contribuem muito para o país, com 66% de respostas nesse sentido contra uma média europeia de 40%.

No que respeita à legalização de «cannabis», os portugueses (27%) estão perto da média europeia (26%).

Metade dos portugueses (50%) pensa que a religião tem um peso demasiado importante na sociedade contra 46% na UE.

Foram feitos inquéritos a 995 pessoas em Portugal num total de 29.152 na Europa.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal