Pesquisa:
 

Segunda-feira, 18 Setembro 2017 19:48

SÉRBIA
Primeira-ministra abertamente homossexual na Marcha do Orgulho de Belgrado



Ana Brnabic juntou-se a várias centenas de ativistas LGBT+ no domingo numa marcha de orgulho realizada em meio de segurança apertada neste país conservador


Segurando bandeiras do arco íris, balões e uma bandeira que lê "Para a mudança", os participantes do orgulho LGBT reuniram-se em Belgrado, a capital sérvia, realizando uma marcha pela cidade. Muitos falaram com a primeira-ministra Ana Brnabic, saudando-a e tirando selfies.

O governo está aqui para todos os cidadãos e garantirá o respeito dos direitos de todos os cidadãos.
Queremos enviar um sinal de que a diversidade torna a nossa sociedade mais forte e que juntos podemos fazer mais
 Ana Brnabic, Primeira-ministra sérvia

A polícia sérvia controlou o centro da cidade com barreiras no início do domingo para evitar possíveis confrontos com grupos extremistas opostos à marcha. Ativistas de direita reuniram-se numa área central com faixas, mas nenhum incidente foi relatado.

Brnabic foi eleita este ano, no meio dos esforços da Sérvia para melhorar a sua imagem à medida que aproxima de uma possível adesão à União Europeia. Ativistas LGBT na Sérvia aclamaram as eleições de Brnabic como um passo importante na luta pelos direitos iguais, mas dizem que ainda há muito a fazer.

Hoje caminhamos juntos e juntos vamos enfatizar que os problemas ainda existem e que queremos trabalhar juntos para resolvê-los Goran Miletic, ativista LGBT

O país tem dado passos de gigante nas questões LGBT. A primeira marcha do orgulho gay, lésbico, bissexual e transgénero em 2001 foi alvo de brutal violência por parte de extremistas. Em 2010 mais de 100 pessoas ficaram feridas durante confrontos e a marcha foi proibida nos anos seguintes, realizando-se novamente em 2014. No ano passado, Brnabic participou na marcha do orgulho quando era Ministra da Administração Pública do anterior governo.

O atual presidente Aleksandar Vucic, que nomeou Brnabic para o cargo de chefe de governo recusou o convite para participar na marcha. Vucic também mudou radicalmente o seu discurso: conhecido inicialmente como ultranacionalista, tem agora uma posição pública de reformista pró-europa.

SÉRBIA: Primeira-ministra abertamente homossexual na Marcha do Orgulho de Belgrado

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2017)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal