Pesquisa:
 

Sexta-feira, 18 Setembro 2009 09:47

PORTUGAL
Festival de Cinema Arranca Hoje em Lisboa



Hoje é dia de abertura do Queer Lisboa 13 - Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa com a ante-estreia nacional de Morrer Como Um Homem de João Pedro Rodrigues.


A sessão de abertura começa às 21:00 no Cinema São Jorge, e o festival continua até dia 26 de Setembro.

Hoje à noite será exibida em ante-estreia nacional, e em parceria com a Rosa Filmes e a Zon-Lusomundo, a longa-metragem do realizador João Pedro Rodrigues, "Morrer Como um Homem". Tanto o realizador como o elenco e a equipa técnica estarão presentes.

"Morrer Como Homem", que já passou pelo Festival de Cannes e de Toronto, vai estrear nas salas portuguesas a 15 de Outubro.

Durante a Cerimónia de Abertura será apresentado o júri nacional e internacional, entre os quais se encontram o escritor Richard Zimler (E.U.A., Portugal), a actriz e encenadora Isabel Medina (Portugal), o

crítico de cinema Boyd van Hoeij (Luxemburgo), a programadora Florence Fradelizi (França), a distribuidora Ricke Merighi (Itália), o psicólogo Nuno Nodin (Portugal), a programadora do Festival G&L de Hamburgo, Melissa Pritchard (Alemanha) e o cineasta Oded Lotan (Israel).

Quanto à lista dos convidados oficiais é de salientar a presença de Monika Treut, consagrada realizadora independente alemã, que depois de anos dedicada ao documentário regressa à ficção com "Ghosted" e de Roberto Castón, autor do primeiro filme gay basco, "Ander".

A edição do Queer Lisboa 13, com 95 filmes programados, reserva-nos algumas surpresas. Se em 2008 foi a vez do lançamento da secção Queer Art, este ano a organização apresenta o "Espaço Memória", iniciativa que visa celebrar sete efemérides da cultura queer através de concertos,

leituras de poesia, sessões de cinema, conversas com várias personalidades ou desafios ao público.

Com início sábado, dia 19 de Setembro, focará diversos aspectos da vida e obra de Francis Bacon, António Variações, Amália Rodrigues, António Botto, Harvey Milk e Judy Garland, entre outros.

Ainda no que toca às novidades, a destacar a exposição "Shocking Pins" organizada por João Mourão e Nuno Ramalho. A decorrer também a partir de dia 19, pretende dar a conhecer as obras de vários artistas plásticos portugueses convidados a ocupar este emblemático Cinema e a desafiar a representação do queer na arte.

Os bilhetes encontram-se à venda no Cinema São Jorge, a partir das 13h do dia 18 de Setembro (3.5 Euros público em geral, 3,0 Euros para menores de 25 anos, ou membros de associações LGBT entre outros).

PORTUGAL: Festival de Cinema Arranca Hoje em Lisboa

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal