Pesquisa:
 

Terça-feira, 18 Junho 2019 14:14

SAÚDE
Homens gays acham menos provável que pessoas bonitas sejam VIH+



Os autores do estudo consideram os resultados ainda mais relevantes numa altura em que muitos homens gays e bi usam aplicativos de encontros baseados em fotos.


Homens gays e bissexuais solteiros acreditam que os homens que acham "fisicamente atraentes" são menos propensos a serem VIH positivos ou ter outras ISTs. Como tal, também consideram menos importante usar preservativos quando fazem sexo com homens atraentes.

Esta é a principal conclusão de um estudo realizado por cientistas da Universidade de Maryland, nos EUA.

O estudo envolveu 197 homens que fazem sexo com homens nos Estados Unidos. Nenhum deles estava em um relacionamento monogâmico, todos eram VIH- e todos usavam aplicativos para conhecer outros homens para encontros.

A cada homem foram mostradas fotos de homens mais ou menos atraentes de acordo com uma selecção feita previamente por 22 outros homens bi e gays que não participaram no estudo principal.

Os cientistas questionaram os participantes sobre questões relacionadas com o facto de acharem alguém atraente ou não, como "Em geral, quão sexualmente desejável é a pessoa na foto?"; e como viam a possibilidade de encontro: "Qual a probabilidade de você ter uma noite com essa pessoa?". O estudo também perguntou sobre características que seriam interessantes para um parceiro como se era confiável, responsável, etc.

Depois vieram as perguntas sobre o risco sexual com essa pessoa, como por exemplo: "Acha provável você ser infectado com o VIH - o vírus que causa a SIDA - por essa pessoa?", e também se seria provável usarem preservativo.

E os resultados foram claros:

- Em média, quando os homens foram classificados como mais atraentes fisicamente, eles também foram classificados como sendo menos propensos a ter VIH ou outra IST.

- Quando os homens foram classificados como menos propensos a ter VIH ou outra IST, os participantes revelaram menos probabilidade de usar preservativos se tivessem relações sexuais com esses homens.

Segundo os autores poderá haver várias explicações para esta situação. Por um lado o processo lógico em que se se alguém possui um traço positivo (como a atratividade), isso leva a uma extrapolação para outras características positivas, como saúde. Além disso, apontam a situação que se temos alguém que consideramos fisicamente atraente, há mais probabilidade de quereremos fazer sexo com essa pessoa, gerando o potencial de remover ou ignorar barreiras psicológicas que possam impedir esse objectivo. Isto inclui considerar se alguém tem uma IST ou não.

No entanto os autores também apontam limitações no estudo. Uma é o facto das pessoas estarem a responder num estudo e que podem ter atitudes diferentes quando abordam a situação na vida real, outra questão prende-se com a amostra específica de homens VIH- e que não estão num relacionamento monogâmico.

Os resultados foram publicados no Journal of Sex Research de março. Estes dados são uma contribuição importante para a forma como se lida com as questões de saúde pública e saúde sexual em geral e no caso de homens que tem sexo com homens em particular.

SAÚDE: Homens gays acham menos provável que pessoas bonitas sejam VIH+

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2019)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal