Pesquisa:
 

Segunda-feira, 18 Junho 2018 23:29

TRANS
Organização Mundial da Saúde anuncia que não mais classifica pessoas trans como tendo um transtorno mental



A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou esta segunda-feira que ser trans não será mais classificado como doença mental, num movimento que foi saudado como uma "mensagem muito forte".


A mudança já vinha sendo pedido por alguns há muitos anos, e por muitos mais nos tempos mais recentes. A agência de saúde da ONU confirmou que não há evidências de que a discordância de género seja um transtorno mental ao rever a Classificação Internacional de Doenças (CID) e explicou que a divulgação desta nova actualização deve ajudar a combater o estigma que as pessoas trans enfrentam.

A incongruência de género, entretanto, também foi removida dos transtornos mentais na CID, para condições de saúde sexual.
O raciocínio é que, as evidências são claras de que não é um transtorno mental, e na realidade classificá-lo como tal pode causar enorme estigma para as pessoas transgéneras, mas ainda existem necessidades significativas de cuidados de saúde que podem ser melhor atendidas se a condição for codificada no CID
 CID OMS

Geoffrey Reed, professor de psicologia clínica na Universidade de Columbia e consultor chefe das secções de saúde mental e comportamento do CID, explicou que as pessoas trans poderão ter acesso a cuidados mais apropriados mais facilmente com o novo código destacando os benefícios sociais desta "mensagem muito forte".

Veremos quanto tempo demora a essa mensagem chegar ao "mundo real". Entretanto por Portugal a nova lei de auto-determinação de género (e não-mutilação de crianças intersexo) foi aprovada no Parlamento em Abril, mas vetada no início de Maio por Marcelo Rebelo de Sousa. As vidas das pessoas trans ficam em suspenso até que a situação seja, esperamos, resolvida pelo Parlamento.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2018)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal