Pesquisa:
 

Segunda-feira, 18 Junho 2007 13:41

PORTUGAL
Costa quer respeito por todas as formas construção de família



O candidato do PS a presidente da Câmara de Lisboa afirmou hoje que a existência de casamentos homossexuais depende do legislador, mas sublinhou que a autarquia deverá respeitar todas as formas de construção de uma família.


As declarações de António Costa foram proferidas no final de uma visita à Casa do Artista, em Carnide, em que esteve acompanhado pelo seu mandatário para os idosos, o actor Raul Solnado, e por Maria de Jesus Barroso, mulher do ex-Presidente da República Mário Soares.

Sexta-feira à noite, durante um debate promovido pela ILGA Portugal, a número três da lista de Costa para a Câmara de Lisboa, Ana Sara Brito, disse que a candidatura socialista está aberta à realização de casamentos civis, incluindo de homossexuais, no Salão Nobre da autarquia da capital.

«O direitos dos homossexuais ao casamento é um direito que defendemos», declarou Ana Sara Brito nesse mesmo debate.

Confrontado com a posição da número três da sua lista, António Costa declarou que, se o PS vencer as eleições, haverá «disponibilidade para dar assistência ou ceder espaços para qualquer tipo de casamento que exista».

Sobre os casamentos homossexuais em concreto, o candidato socialista referiu que se trata em primeira instância de «uma opção fundamentalmente do legislador».

«Se houver essa evolução por parte do legislador, a Câmara Municipal de Lisboa acompanhará», respondeu.

Na sua resposta aos jornalistas, o candidato do PS optou também por sublinhar a «importância da valorização e dignificação dos casamentos civis».

«A construção de uma família deve ser sempre feita com a maior dignidade, seja qual for a forma de família que cada um decida construir», frisou.

De acordo com o ex-ministro de Estado e da Administração Interna, a Câmara Municipal «deverá respeitar e acarinhar todas as formas de construção de uma família, sem qualquer tipo de discriminação».

«Numa cidade que se quer viva, é importante que as famílias se instalem na sua total liberdade e diversidade», acrescentou.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal