Pesquisa:
 

Quinta-feira, 18 Março 2010 22:02

EUA
Ensaios clínicos relativos a sexo excluem homossexuais e lésbicas



Os ensaios clínicos nos EUA excluem homossexuais e lésbicas quando o produto em causa é relacionado com relacionamentos sexuais.


A conclusão foi publicada hoje num artigo científico do New England Journal of Medicine em que Brian Egleston é um dos autores. O professor de bio-estatística comentou que a maioria dos homossexuais e lésbicas "ignoram que a sua orientação sexual é levada em conta nos critérios de selecção de alguns estudos clínicos". Concluindo que tal situação é um problema tanto para os pacientes como para as pesquisas propriamente ditas pois a exclusão não parece ser adequadamente baseada em factos científicos.

A análise recorreu a mais de 80'000 ensaios clínicos financiados quer por fundos públicos quer privados. 243 dos estudos usam os termos "disfunção erécil", "casais" ou "hipoativo" (deficit de libido) e, neste universo, 15% são dirigidos exclusivamente para casais heterossexuais.

Estudos sobre outros temas como, por exemplo, "asma" não excluem as pessoas com base na sua orientação sexual.

Também alguns estudos sobre a forma como as famílias reagem a determinados problemas são dirigidos exclusivamente "a pessoas que se encontram numa relação afectiva com alguém do sexo oposto".

Para Brian Egleston o efeito baseia-se em "copy&paste" dos critérios de estudos anteriores sem que os pesquisadores sequer se questionem sobre a validade dos mesmos. Também defendeu que os pacientes devem ser informados desta situação.

Os fundos públicos nos EUA apenas são atribuídos a estudos clínicos em que cada origem étnica seja representada de forma proporcional à população em geral excepto em casos adequadamente comprovados, no entanto não há nenhuma medida equivalente em termos de orientação sexual.

EUA: Ensaios clínicos relativos a sexo excluem homossexuais e lésbicas

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal