Pesquisa:
 

Terça-feira, 18 Janeiro 2011 11:43

PORTUGAL
ILGA Portugal questiona candidatos presidenciais



A Associação ILGA Portugal (Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero) questionou os principais candidatos presidenciais sobre questões LGBT. Confira as conclusões.


Aníbal Cavaco Silva

Segundo a ILGA Portugal, Cavaco Silva tem evitado fazer declarações sobre questões LGBT, mas "historial de voto e declarações mostra que se opõe a medidas no sentido da igualdade", com foco no seu discurso contraditório por ocasião do casamento e pelo veto à lei de Identidade de Género.

Defensor de Moura

Como deputado votou favoravelmente a lei de casamento e a lei de Igualdade de Género. Já se manifestou publicamente a favor quer do casamento quer da adopção por casais do mesmo sexo.

Fernando Nobre

Quando questionado nos media, Fernando Nobre, não se opôs ao casamento mas indicou uma preferência pessoal de que deveria ser utilizado um nome diferente. Não são conhecidas posições claras quer sobre a Identidade de Género quer sobre a adopção.

Francisco Lopes

Como deputado votou favoravelmente a lei de casamento do PS, e absteve-se nas propostas que apresentavam a adopção. Votou favoravelmente a lei de Igualdade de Género na versão inicialmente apresentada pelo PS, absteve-se na versão inicial do BE, e votou favoravelmente a versão final.

Francisco Lopes foi o único candidato que respondeu à carta da ILGA Portugal a todos os candidatos. Questionado sobre a sua posição sobre "legislação que proíba a discriminação com base na orientação sexual no âmbito do acesso a bens e serviços", mostrou-se disponível para a promulgar.

Manuel Alegre

Manuel Alegre mostrou o seu apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo em diversas ocasiões, incluindo o voto favorável ao projecto do BE que permitiria a adopção. Segundo a ILGA Portugal, Manuel Alegre não tem posição conhecida sobre a lei de Identidade de Género.

José Manuel Coelho

As cartas foram enviadas aos candidatos antes da formalização da candidatura de José Manuel Coelho. No entanto os media indicam que o candidato presidencial classificou de "traição" a promulgação por Cavaco Silva da lei do casamento esclarecendo que a palavra casamento só deveria ser aplicada à união entre um homem e uma mulher de carácter religioso.

Veja o documento da ILGA Portugal na íntegra em: www.ilga-portugal.pt/noticias/210.php .

PORTUGAL: ILGA Portugal questiona candidatos presidenciais

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal