Pesquisa:
 

Terça-feira, 17 Setembro 2013 12:24

QATAR
Polémica sobre a homofobia Rússia aplica-se também a país do médio oriente



Sobe uma visão crítica por parte de pessoas anónimas, organizações diversas e até atletas está os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi na Rússia e também ao nada gay-friendly Qatar.


A Rússia vai receber a Taça das Confederações em 2017 e o Qatar que receberá em 2022 o campeonato do mundo, ambos eventos sobre alçada da FIFA.

O assunto de tanta pressão é a existência de leis que punem a homossexualidade dos cidadãos onde estes eventos desportivos terão lugar. Leis que não tem ligação com os estatutos e as acções do Comité Olímpico e da FIFA na luta contra o preconceito.

Sochi é neste momento o foco de todos os protestos e cuidados, mas o Qatar não está esquecido.

Quase numa justificação das preocupações destas organizações desportivas na vizinha Arábia Saudita um jogador de futebol de um clube local foi detido e entregue à polícia religiosa por alegadamente este ter tido práticas homossexuais. A detenção foi feita pela Comissão para a Promoção da Virtude e Prevenção do Vicio.

Na Arábia Saudita a homossexualidade é punida com pena de morte, embora possa também existir a prisão ou o chicoteamento das pessoas homossexuais em detrimento da pena de morte.

O Qatar também condena o sexo entre homens mas de forma menos severa que a Arábia Saudita. Com o novo código penal de 2004 passou a ter pena por sodomia até 3 anos de prisão havendo relatos de condenações de estrangeiros.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal