Pesquisa:
 

Sexta-feira, 17 Setembro 2010 14:54

PORTUGAL
QueerLisboa14 - Documentários



Hoje, primeiro dia do QueerLisboa14 dedicamos este espaço para assinalar a sessão de abertura e os diversos documentários no festival.


Comecemos por destacar quatro dos Documentários em Competição. Na próxima quarta-feira, às 21:30 na sala 2, podemos ver “Bear Run”, a historia de três jovens que na descoberta das sua identidade sexual, no seu salto para fora do armário, nos vão mostrar os seus “senãos” referentes ao seu corpo, ao género, e a procura de uma comunidade com a qual se identifiquem. Um percurso emocionante que pretende emocionar também o espectador.

Duas mulheres transexuais agora na casa dos 60, encontram-se e falam das suas vidas, e de um remorso comum às duas. Esta nossa sugestão vai no sentido de chamar atenção das pessoas transexuais e dos seus problemas, e vivências. Este poderá ser um documentário controverso, capaz de levantar questões dentro e fora da comunidade transexual, e por isso mesmo chamamos a vossa atenção para ele, e pedimos desde já os vossos comentários, opiniões e posições. Podem visionar este documentário intitulado “Angrarna”, na sala 3, ás 17:15, na quarta-feira.

É já na segunda-feira que poderemos visionar o drama de uma vítima de abuso sexual. Numa altura em que se ouve a sentença do processo Casa Pia, este documentário de produção Alemã, intitulado “Postcard to Daddy”, não poderia estar mais actual. Fala-nos de um jovem que foi abusado durante a sua infância pelo pai, e que passados vinte anos ainda não encontrou a paz que precisa.

Será que o governo de um país as suas posições legais, e administrativas definem aquilo que é o pensar de uma população? Esta pergunta é colocada pela produção Francesa que nos dá conta que nos Camarões, a homossexualidade é punida por lei, com pena de prisão que vai de seis meses a cinco anos de prisão, mas pergunta-nos a realizadora Céline Metzger, se a população é por isso homofobica? É esta pergunta que esperamos ver respondida no documentário “Cameroun: Sortir du Nkuta“, a ser exibido na sala 3 do São Jorge ás 17:15, na segunda-feira.

Fora da secção competitiva temos o documentário da RTP2 com o título “Boys Just Wanna Have Fun“ sobre a primeira equipa de rugby gay-friendly "made in Portugal", a sessão é na quinta-feira, a partir das 18:00 na sala 2 do São Jorge.

Feitas as sugestões referentes aos documentários falemos do dia de abertura, hoje.

Assim o QueerLisboa14, abre hoje as suas portas começando com a inauguração de uma exposição que vai estar presente nas vitrinas do São Jorge, durante todo o festival. A abertura da exposição com o trabalho e obra de Mário Cesariny, acontece às 20:00, para uma hora mais tarde entramos na sala 1 do Cinema São Jorge, e assim assistirmos à cerimónia de abertura desta edição. Onde contaremos com a apresentação do filme de Aluizio Abranches, uma produção Brasileira, intitulada “Do Começo ao Fim”, a história de um amor incondicional entre dois meios-irmãos.

A avaliar por edições anteriores, a organização conta com sala cheia, contando com a presença de todas e todos, porque é para elas e eles que este festival é realizado há catorze anos.

PORTUGAL: QueerLisboa14 - Documentários

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal