Pesquisa:
 

Sexta-feira, 17 Junho 2011 21:30

ONU
Resolução apoia direitos de pessoas LGBT a nível mundial



As Nações Unidas subscreveram os direitos de gays, lésbicas, bissexuais, transgéneros e transexuais pela primeira vez esta sexta-feira, com uma resolução classificada de histórica pelos países da América e Europa e rejeitada por países Africanos e islâmicos.


A declaração foi redigida cautelosamente, expressando "grande preocupação" sobre os abusos sofridos pelas pessoas devido à sua orientação sexual, e pediu um relatório global sobre discriminação de homossexuais.

Hillary Clinton, Secretária de Estado dos EUA disse que esta declaração representa um "momento histórico" para as pessoas "lésbicas, gays, bissexuais e transgéneras".

A declaração foi apresentada pela África do Sul no Conselho de Direitos Humanos da ONU e teve 23 votos a favor e 19 contra. Os apoiantes incluem os Estados Unidos, a União Europeia, Brasil e outros países latino-americanos. Os contra incluem Rússia, Arábia Saudita, Nigéria e Paquistão. Alguns países como a China, Burkina Faso e Zâmbia abstiveram-se.

A resolução expressa "profunda preocupação com atos de violência e discriminação, em todas as regiões do mundo, cometidos contra indivíduos devido à sua orientação sexual e identidade de género."

Mas para os ativistas ainda mais importante é que a resolução estabelece um processo formal nas Nações Unidas para documentação de violações de direitos humanos de pessoas LGBT. E esperam que com este passo as questões das pessoas LGBT passem a ter mais voz dentro da organização.

Quer a Organização da Conferência Islâmica, quer diversos países Africanos manifestaram-se contra a resolução referindo que "nada tem a ver com direitos humanos fundamentais".

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal