Pesquisa:
 

Segunda-feira, 17 Maio 2010 23:48

PORTUGAL
Marcha em Coimbra marca Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia



Realizou-se hoje a primeira Marcha contra a Homofobia e Transfobia, a primeira realizada em para comemorar o dia Internacional respectivo.


Foi em Coimbra, que cerca de duas dezenas de diferentes organizações de luta pelos direitos humanos se uniram e saíram á rua comemorando esta data tal como o fizeram outros grupos de pessoas em todo o mundo.

Dessas associações vieram cerca de meio milhar de pessoas de diferentes orientações sexuais e facções políticas, de diferentes idades, e credos. Marcharam num curto percurso entre a Praça da Portagem e a Praça 8 de Maio, onde palavras como “seja homem ou mulher amo quem quiser” ecoaram.

Os coimbrenses entre o espanto da surpresa e o constatar do sentido da marcha observavam pacificamente e comentavam entre si uns com os outros os prós e os contra de tal manifestação, contudo e no geral as posições eram de positividade e de alguma alegria, dizia uma das transeuntes, …”até que enfim Coimbra tem coragem!”

A destacar pelo PortugalGay.pt a presença da Associação Académica e da JS, ambas se fizeram representar não só por um punhado considerável de pessoas, mas também transportando fachas que os destacava de entre as diferentes organizações, ali presentes.

Foi uma marcha pacífica e animada onde o seu sentido mesmo que em ambiente de festa nunca foi esquecido, no final diferentes vozes e nacionalidades leram um breve manifesto, a que se seguiu um momento de comunhão, onde homens e mulheres se cumprimentaram, com abraços e beijos, mostrando o que é a diversidade das relações humanas.

Amanhã apresentaremos a reportagem deste dia que, segundo os organizadores, é uma data a marcar na agenda politica e social de Coimbra.

PORTUGAL: Marcha em Coimbra marca Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2010)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal