Pesquisa:
 

Quarta-feira, 17 Abril 2013 16:58

NOVA ZELÂNDIA
Igualdade no Casamento para gays e lésbicas é aprovada



Quase como uma “avalanche” de direitos humanos, cada vez mais países reconhecem a “totalidade” dos seus cidadãos, reconhecendo-lhes direitos até então negados.


Parece que desta vez esta desejada “avalanche” chegou aos antípodas depois da semana passada ter passado pelo Uruguai (embora ainda não ratificada). A partir desta quarta-feira Nova Zelândia faz parte dos países que concedem o acesso ao casamento civil a todas e todos independentemente da sua orientação sexual.

Assim Nova Zelândia passa a ser o 13º país do mundo a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e o primeiro na Ásia-pacifico. A lei entrará em vigor em meados de Agosto deste ano.

Apontada como responsável por este passo importante no direito civil, Louisa Wall, membro do partido trabalhista, é também representante nacional dos desportos Netball e de Rugby, tendo nesta última modalidade ganho uma medalha de ouro no campeonato do mundo de 1998 em Amsterdão. Na declaração após a votação Wall agradeceu à sua companheira Prue Kapua por ter "partilhado esta viagem com ela".

Centenas fizeram fila para assistir ao debate e outros tantos lotaram uma sala para assistir via sistema interno de televisão. O resultado foi de 44 votos contra e 77 votos a favor que levaram Nova Zelândia a juntar-se a Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, Islândia, Dinamarca e Argentina. O Uruguai aguarda a ratificação pelo presidente da lei aprovada pelo Senado.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal