Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Sábado, 17 Fevereiro 2007 10:23

PORTUGAL
JS discute hoje em Aveiro casamentos homossexuais



O secretariado da Juventude Socialista (JS) discute hoje, em Aveiro, a possibilidade de apresentar na Assembleia da República um anteprojecto para legalizar o casamento entre homossexuais.


O anteprojecto está pronto há mais de um ano, mas a JS assumiu o compromisso com a direcção do PS de só o apresentar no Parlamento após a realização do referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez (IGV), que terminou com a vitória do «sim».

Durante as jornadas parlamentares do PS, que decorreram esta semana, em Óbidos, o líder dos jovens socialistas, Pedro Nuno Santos, anunciou a intenção de avançar com um tema considerado «fracturante» e que tem sido desvalorizado pela direcção do partido Há precisamente um ano, quando apresentou o anteprojecto no Parlamento, Pedro Nuno Santos, afirmou que, «quanto a prioridades, as matérias de direitos fundamentais são questões sempre prioritárias» e que «não é compreensível a sua secundarização».

«Podem ser feitas várias coisas ao mesmo tempo. Nem a economia deixa de avançar nem as reformas deixam de ser feitas só porque estamos a debater o casamento civil», acrescentou.

Em Aveiro, o secretariado da JS vai discutir a oportunidade de reapresentar o projecto do casamento entre pessoas do mesmo sexo, que não prevê a adopção de crianças por casais homossexuais.

à espera de agendamento permanecem outros dois projectos sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, subscritos pelo Bloco de Esquerda e pelo Partido Ecologista «Os Verdes», razão pela qual a JS acredita que o tema acabará por ser discutido em plenário apesar do desconforto que provoca no seio do partido.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal