Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Domingo, 16 Setembro 2007 12:46

CINEMA
Sugestão Queer Lisboa 11 - Um triângulo amoroso em terras da Patagónia



De entre os filmes agendados para este terceiro dia do Queer Lisboa - Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, que até dia 22 decorre nas várias salas do Cinema São Jorge, destacamos Glue [hoje às 22:00, repete terça-feira às 19:00, ver www.portugalgay.pt/lxfilmfest/2007/queer_prog2.asp?t=Glue ], estreia do argentino Alexis dos Santos na longa-metragem.


Tendo como subtítulo História Adolescente no Meio do Nada, o filme inspira-se na própria adolescência do realizador, vivida numa ventosa povoação da Patagónia, nos anos 80.

Glue (2006) retrata as férias de Verão de um trio de adolescentes, centrando-se especialmente na figura de Lucas (Nahuel Pérez Biscayart), um rapaz franzino de 16 anos cujos desejos e angústias são os de qualquer outro adolescente: a relação com o corpo, a exploração da sexualidade, a solidão, etc. O filme abre com uma frase de Lucas que espelha bem o solipsismo adolescente: "Pode ser-se órfão mesmo quando se tem pais - se não tivermos nada em comum com eles."

A habitar a solidão de Lucas, que aqui tem também um correlativo na paisagem desolada da Patagónia, estão, porém, os amigos Nacho (Nahuel Viale) e Andrea (Inês Efron), acabando os três por encontrar a felicidade num triângulo amoroso.

O mais espantoso em Glue é a naturalidade das interpretações dos jovens actores. O realizador explicou, em entrevistas, que praticamente não escreveu diálogos, tendo apenas 17 páginas de guião, apostando assim na capacidade de improviso dos actores. E estes são espantosamente verosímeis e espontâneos nos seus papéis. Glue tem como produtora executiva a realizadora espanhola Isabel Coixet, autora de A Vida Secreta das Palavras (2005).

[Confira todo o programa do festival de cinema em www.queerlisboa.org ]

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal