Pesquisa:
 

Sábado, 16 Setembro 2006 08:33

ESPANHA
Brilho flamenco marca casamento de militares gays na Espanha



Dois aviadores tornaram-se nesta sexta-feira o primeiro casal gay de militares espanhóis a casar-se no civil, acompanhados por um coro de palmas flamencas, guitarras e uma platéia de vozes enérgicas.


O soldado Alberto Linero trocou alianças com o soldado Alberto Sanchez na câmara municipal de Sevilha. Ambos vestiam uniformes da força aérea e o acto foi testemunhado por amigos, familiares e personalidades LGBT.

"Eu espero que tudo ocorra bem", disse um Sanchez nervoso à medida que era perseguido por uma multidão da imprensa pelas ruas da capital da Andalusia. Eles derramaram uma lágrima enquanto se abraçavam e beijavam efusivamente, ao som de um novo coro flamenco na entrada da câmara municipal.

O governo socialista sacudiu alguns antigos códigos na Espanha católica com medidas como a legalização do casamento gay, a agilização do divórcio e a diminuição do papel da Igreja na educação.

A Igreja Católica tinha ligações estreitas com a ditadura do general Francisco Franco, apoiado pelo exército, que durou quase 30 anos.

Após o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo ter sido aprovado em julho de 2005, quase 1.300 registos entre pessoas do mesmo sexo foram realizadas até o fim daquele ano, representando 0,6 por cento do total de casamentos realizados no ano, de acordo com instituto espanhol de estatísticas, INE

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal