Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Terça-feira, 16 Agosto 2005 00:56

SIDA
Medicamentos contra o VIH/SIDA nos países pobres



A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou ontem ter concluído um acordo com os EUA que deverá aumentar o número de medicamentos disponíveis para tratar a sida nos países pobres.


O acordo com a Food and Drug Administration (FDA), autoridade responsável pelo controlo alimentar e farmacêutico, prevê a troca de dados confidenciais sobre experiências com medicamentos anti-sida, destinados a projectos noutros países.

Essa troca deverá permitir à FDA acelerar o processo de aceitação rápida dos medicamentos que podem ser financiados por fundos de luta contra a sida concedidos pelo Governo norte-americano. Os medicamentos em causa só podem ser utilizados fora dos Estados Unidos, mas muitos países em vias de desenvolvimento mostraram-se reticentes em aceitá-los sem a luz verde da OMS.

O procedimento de pré-autorização da OMS, que se refere aos medicamentos genéricos e aos com patente, foi no ano passado adoptado pelos países membros da organização.

Apesar do optimismo, a OMS reconhece que terá poucas probabilidades de alcançar o objectivo de fornecer tratamentos anti-retrovirais a três milhões de pessoas nos países em vias de desenvolvimento, conforme consta das metas estabelecidas.

Um milhão de doentes destes países usufruem gratuitamente, hoje em dia, de uma terapia anti-retroviral. Em Dezembro de 2003 eram 400 mil.

Marcadores/Tags:

#sida #saúde #vih/sida ano 2005

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2005)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SETE e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal