Pesquisa:
 

Sexta-feira, 16 Junho 2017 19:32

SÉRVIA
Ana Brnabić nomeada primeira-ministra - é a primeira mulher, e a primeira abertamente não heterossexual



Ana Brnabić já tinha feito história quando foi nomeada para dirigir o ministério da administração pública em 2016. Foi a primeira vez que uma pessoa abertamente homossexual foi nomeada para ministro neste país fortemente conservador.


No dia 31 de Maio o anterior primeiro-ministro Aleksandar Vučić iniciou funções como Presidente após as eleições de Abril. O novo Presidente veio agora nomear Ana Brnabić para o cargo de Primeira-Ministra e a nomeação segue agora para aprovação formal no Parlamento da Sérvia na próxima semana.

A nova primeira-ministra tem 41 anos, já foi "empresária do ano" da Sérvia e foi educada em parte no Reino Unido e nos EUA. Como empresária foi responsável por diversas iniciativas internacionais de relevo, como ministra conseguiu revolucionar a economia do país diminuindo significativamente a economia paralela aumentado a facturação formal em mais de 33%.

A Amnistia Internacional identificou a Sérvia como um dos vários países onde há uma marcada falta de vontade de combater a homofobia e a transfobia.

O novo Presidente Aleksandar Vučić tem um historial de posições extremadas durante a Guerra Civil Iugoslava, mas mais recentemente tem tentado apresentar um discurso mais moderado e prometeu melhorar os direitos LGBT+ como parte dos esforços para se aproximar da adesão à União Europeia.

SÉRVIA: Ana Brnabić nomeada primeira-ministra - é a primeira mulher, e a primeira abertamente não heterossexual

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2017)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal