Pesquisa:
 

Quarta-feira, 16 Maio 2018 11:13

LÍBANO
Pride de Beirute cancelado após organizadores serem detidos



O organizador do Beirute Pride disse que foi detido durante a noite pelas autoridades libanesas, que o libertaram apenas quando assinou uma promessa de cancelar os eventos da semana.


O Líbano fez história no ano passado ao ser o primeiro país árabe a realizar abertamente eventos do orgulho LGBT. Mesmo assim o evento de abertura foi cancelado após ameaças de violência.

Este ano os eventos (todos de entrada gratuita) estavam planeados de 12 a 20 de maio e incluíam peças, noites de poesia, debates sobre saúde sexual, questões trans, questões legais, entre outros. Mas todas as iniciativas foram agora canceladas.

Numa declaração no site do Beirut Pride, o organizador Hadi Damien disse que a autoridades responsáveis pela censura o detiveram na noite passada durante uma leitura em árabe de uma peça teatral. Damien disse que foi levado a uma delegacia durante a noite onde após 12 horas foi, finalmente, ouvido. Damien disse que foi convidado a assinar um compromisso prometendo cancelar os próximos eventos e, em troca, seria libertado. Caso contrário seria julgado por imoralidade e coordenação de actividades contra a moralidade pública, e os eventos seriam igualmente cancelados. O advogado foi claro no caminho a tomar.

As leis do Líbano proíbem o sexo “não natural”, sem mais detalhes, o que tem sido usado para criminalizar o sexo gay. No ano passado, um juiz libanês disse que as relações entre pessoas do mesmo sexo não contradizem as leis da natureza, um movimento bem-vindo pelos ativistas dos direitos humanos.

LÍBANO: Pride de Beirute cancelado após organizadores serem detidos

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2018)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal