Pesquisa:
 

Quarta-feira, 16 Março 2005 00:59

SANTA SÉ
Vaticano inicia cruzada contra o Livro "O Código Da Vinci"



Contra as "vergonhosas e infundadas mentiras" veiculadas pelo 'best seller' "O código Da Vinci", o Vaticano vai iniciar o que apelida de "cruzada" para repor factos históricos colocados em causa pelo romance de Dan Brown. A posição oficial da Igreja surgiu pela voz do arcebispo de Génova. Apontado em vários círculos como possível sucessor de João Paulo II, o cardeal Tarcisio Bertone manifestou-se, aos microfones da Rádio Vaticano, "atónito e preocupado com a quantidade de pessoas que acreditam nas mentiras divulgadas" pelo livro.


Apesar das declarações do autor em sentido contrário, o Vaticano acredita que Dan Brown teve a clara intenção de "desacreditar" a instituição, ao lançar propositadamente dados apócrifos sob a capa da veracidade. A título de exemplo, Bertone refere a nota, apresentada no início do livro, que assegura que as múltiplas referências feitas à arte, arquitectura, rituais e sociedades secretas são "factos históricos".

As "distorções e os erros" alegadamente transmitidos no livro vão motivar a realização do primeiro seminário, subordinado ao tema "Estória sem história", em que responsáveis eclesiáticos prometem escalpelizar as inexactidões históricas e factuais do enredo. A cruzada contra o mais popular romance da actualidade não se limita a debates ou colóquios. Através do arcebispo de Génova, o Vaticano lançou ainda um apelo claro aos católicos para que "não comprem nem leiam o livro" .

"Ele desvirtua até a história do Santo Graal, que em nada está relacionado com os descendentes de Maria Madalena, como aponta", afirmou o cardeal genovês, citado pelo matutino "The Times".

Ainda antes da nova polémica em que se viu envolvido, Dan Brown adensou as críticas à Igreja, ao afirmar que "uma organização tão antiga e poderosa como o Vaticano não poderia alcançar o poder que ostenta sem guardar alguns segredos de família".

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2005)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal