Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Sábado, 16 Fevereiro 2013 15:05

EUA
Decisão sobre homossexuais nos escuteiros adiada para Maio



O conselho nacional de escuteiros dos EUA está a estudar uma proposta para eliminar a atual restrição que veda a inscrição de pessoas homossexuais.


A decisão de avançar com a proposta ficou no entanto adiada para Maio, altura em que o conselho executivo realiza a sua reunião anual.

As coisas como estão neste momento abrem caminho para que qualquer organização de defesa dos direitos das pessoas LGBT possa processar os BSA (Boys Scouts of America) a nível nacional. No entanto verificando-se a alteração que a proposta visa, esses processos terão se ser levados a nível local, uma vez que poderão haver grupos que continuem com a restrição enquanto outros não.

Existe o conselho nacional dos BSA e os conselhos regionais e ainda os agrupamentos locais. O conselho regional não dispõe de recursos para enfrentar uma batalha jurídica sobre o assunto, e se lhe for interposta este rematará para os agrupamentos locais que mantenham a restrição. Os agrupamentos locais por sua vez são na sua maioria patrocinadas por igrejas, que também patrocinam escolas paroquiais locais.

Um dilema para as igrejas

Num cenário destes a igreja patrocinadora provavelemnte informará o agrupamento que não pode dar-se ao luxo de travar uma batalha legal sobre homossexualidade no seio dos escuteiros. Mas por outro lado não toleraria homossexuais no agrupamento, porque se o fizesse seria legalmente obrigada a tolerar professores homossexuais nas escolas paroquiais, o que provavelmente terminaria com o encerramento da escola e por último da igreja.

Assim o único cenário possível é a igreja retirar o seu apoio ao agrupamento, levando com toda a certeza ao desmantelamento do mesmo, a menos que este encontrasse outro patrocinador mais humanizado.

Muitos defendem mudança interna e não por via judicial

Por outro lado já muitas pessoas que defendem o fim da discriminação nos escuteiros dos EUA manifestaram o seu interesse de resolver a questão directamente ao nível interno da organização e não através de batalhas jurídicas.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal