Pesquisa:
 

Terça-feira, 16 Janeiro 2007 20:32

SIDA
Universitários correm risco muito elevado



Os estudantes universitários portugueses correm um risco «muito elevado» de contrair o vírus da SIDA, revelam os resultados de um estudo da Fundação da Juventude divulgado hoje no Porto, noticia a Lusa


O estudo «SIDAdania» foi realizado pela Fundação da Juventude, com o apoio da Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida, em 11 estabelecimentos do Ensino Superior de Lisboa e Porto, envolvendo 1.233 estudantes.

Os alunos participaram num jogo em que tinham de responder a 20 perguntas escolhidas aleatoriamente, cinco de cada nível de dificuldade, tendo em média acertado em 15 (o mínimo foi sete e o máximo 20).

No final do jogo, o estudante ficava a saber qual o seu nível de exposição à sida, recebendo a informação de grau de risco «muito elevado» caso não acertasse em mais de 15 perguntas.

Apesar desta advertência, os autores do estudo, coordenados por Paula Cardoso, desvalorizam o resultado, considerando que a média «parece demonstrar que grande parte dos participantes tem um bom nível de informação neste domínio (acerta 15 em 20 perguntas)».

Os autores sublinham, contudo, que «até um "19" pode não ser um bom resultado», caso a resposta errada tenha ocorrido numa «pergunta básica, cuja ignorância pode corresponder a um comportamento de alto risco».

Reservas relativas ao uso do preservativo

Apenas 59,2 por cento dos participantes no estudo disse que usa preservativo em todas as relações sexuais, enquanto 35,6 por cento referiram usar às vezes e 5,2 por cento nunca.

«Os resultados apontam para a manutenção das reservas relativas ao uso do preservativo e a consequente exposição ao risco de transmissão das infecções sexualmente transmissíveis e SIDA», referem os autores do estudo, reconhecendo que o questionário não permitiu conhecer as razões da não utilização do preservativo.

No caso dos estudantes que têm relações sexuais regulares com um mesmo parceiro, os investigadores admitem que o preservativo talvez esteja a ser usado para evitar a gravidez e não para evitar uma doença.

Metade dos inquiridos afirmaram ter tido a primeira experiência sexual aos 17 anos, tendo-se verificado um início ligeiramente mais tardio da actividade sexual e um aumento de relações com parceiros do mesmo sexo, relativamente a um estudo de 2004 realizado pelo Ministério da Saúde e Comissão Nacional de Luta Contra a Sida.

Comparando os dois estudos, a percentagem de inquiridos que afirmaram ter iniciado relações sexuais antes dos 15 anos baixou de 5,7 para 4,8 por cento, enquanto os que disseram ter relações homossexuais aumentaram de dois para 3,8 por cento.

Maior parte diz nunca ter tomado drogas

A maior parte dos estudantes universitários disse nunca ter experimentado drogas ilícitas e mais de 90 por cento afirmou ingerir bebidas alcoólicas apenas pontualmente, alertando os investigadores que o álcool e as drogas «constituem também factores que podem provocar negligência na prevenção» da SIDA.

Na sequência de um outro inquérito no âmbito do projecto «Reflectir sobre a SIDAdania», a Fundação da Juventude concluiu que a generalidade dos representantes das associações de estudantes universitários desconhece os programas de prevenção do VIH/SIDA.

«Tal permite inferir que o trabalho das instituições com intervenção directa e activa na área não tem estado a ser feito de molde a deixar nos jovens uma impressão duradoura e uma informação consistente sobre a prevenção do VIH/SIDA», salientam os autores do estudo.

A Fundação da Juventude espera que os resultados deste estudo possam ajudar a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida a perspectivar melhor a política de prevenção que deve implementar para esta área

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal