Pesquisa:
 

Quarta-feira, 15 Novembro 2006 11:45

EUA
Esmagadora maioria a favor de reconhecimento legal de uniões entre pessoas do mesmo sexo



Resultado da última sondagem realizada pela Opinion Dynamics e divulgada pela Fox News: 30% dos americanos apoiam o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, e mais 30% apoiam o reconhecimento legal da união entre duas pessoas do mesmo sexo mas sem se chamar casamento. Apenas 30% são contra o reconhecimento das uniões.


Em 2004 começaram a ser emitidos certificados de casamento para casais do mesmo sexo nos estados da Califórnia, Oregon, Novo México e Nova Iorque. Em maio de 2004 o estado do Massachusetts abriu o caminho para o casamento civil para casais do mesmo sexo, os primeiros sancionados a nível estadual.

Existem leis de união civil nos estados de Vermont, Connecticut e Califórnia com praticamente todos os direitos a nivel estadual do casamento civil, tal como herança, seguros, impostos e visita hospitalar. No entanto ainda há cerca de 1000 direitos a nivel federal que estão barrados a estes casais.

No dia 7 de Junho uma proposta para criar uma emenda que proibia o reconhecimento federal falhou no Senado por 49 contra 48 votos. Em 18 de Julho o Congresso também tentou uma medida semelhante que ficou a 46 votos de passar. Hoje em dia a situação seria provavelmente ainda mais clara com os novos senadores e representantes eleitos nas últimas eleições.

Nos dois últimos anos 19 estados dos EUA limitaram o casamento a pessoas do sexo oposto, além destes, 7 aprovaram medidas semelhantes após referendo popular.

A aprovação das uniões e casamentos entre pessoas do mesmo sexo tem vindo a crescer nos últimos anos. Em Maio de 2004 apenas 25% aprovavam o casamento e 26% uniões contra 40% que achavam que não devia haver nenhum reconhecimento. Em Junho de 2006 já eram 27% os a favor do casamento, 25% aprovavam as uniões e 39% eram contra. Passados poucos meses, em Novembro de 2006 temos 30% a favor do casamento, 30% a favor das uniões e apenas 32% contra o reconhecimento legal. Apenas entre 7% a 9% não expressaram opinião nestas sondagens.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2006)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal