Pesquisa:
 

Sábado, 15 Outubro 2011 15:31

LUXEMBURGO
Novo presidente da câmara de Luxemburgo é abertamente homossexual



Bettel Xavier é o terceiro presidente de câmara de uma capital europeia que é abertamente homossexual.


Foi eleito aos 38 anos presidente da cidade de Luxemburgo, a capital do Grão-Ducado.

Bettel Xavier era vice-presidente da câmara e concorreu nas listas em paralelo com o antigo presidente. Nas eleições de 9 de Outubro recebeu 13928 votos ultrapassando assim Paul Helminger de 71 anos, que teve 13414 votos e era presidente da câmara desde 1999.

Bettel Xavier tem sido acompanhado pelo seu companheiro nas cerimónias oficiais e irá ocupar o lugar daqui a dois meses.

Em entrevista à Têtu, Xavier desvaloriza o facto de ser homossexual: "As pessoas não nos julgam pelo fato de sermos ou não homossexuais. Os eleitores escolheram-me pelo meu equilíbrio, minha personalidade. E não pela minha sexualidade". Concluindo que vê esta eleição como reconhecimento do seu trabalho.

Mas ainda há muito para fazer na área dos direitos. O recém-eleito presidente da câmara trabalhou no parlamento pela aprovação da igualdade no casamento em Luxemburgo mas sem sucesso. Mas é provável que volte "à carga" em breve, assim como outras questões de direitos, como uma lei mais aberta sobre o aborto (que neste momento só é permitido por questões terapêuticas), ou a simplificação dos processos de divórcio.

Eleito com 22 anos para o parlamento, foi também vítima de homofobia. Um dia chamaram-no de "mademoiselle" no parlamento. Ficou magoado na altura, ultrapassou a situação e andou em frente. O seu objectivo é que Luxemburgo seja uma "cidade aberta", numa sociedade em que todos e todas "se sintam bem".

Via Têtu

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal