Pesquisa:
 

Sábado, 15 Outubro 2011 11:02

POLÓNIA
Polónia elege primeiros deputados abertamente LGBT



Robert Biedron, co-fundador da Campanha contra a Homofobia, está entre aqueles que ganharam um lugar na eleição geral de domingo e é o primeiro deputado polaco abertamente gay. Fará companhia a Anna Grodzka, a primeira deputada transexual num parlamento da europa.


Biedron, de 37 anos, e Grodzka, de 57 anos, representam o Movimento Palikot, liberal e anti-clerical. O novo partido teve uns surpreendentes quase dez por cento dos votos a nível nacional, conseguindo assim ultrapassar a barreira dos 5 por cento necessários para eleger deputados.

Biedron conseguiu obter o apoio de 16.919 eleitores na cidade de Gdynia no norte da Polónia. O seu partido não ganhou as eleições nesse círculo, mas a Polónia usa um sistema de representação proporcional, e ele era o principal candidato local para o Movimento Palikot. Depois de eleito disse ao diário Gazeta Wyborcza que o seu sucesso foi "um sinal de que somos uma sociedade diferente agora, aberta e tolerante."

Mas Biedron está a contas com a justiça depois de ser acusado de estar envolvido numa rixa com a polícia durante uma marcha da ultra-direita em Varsóvia a 11 de Novembro de 2010. Pode ter um ano de cadeia se for considerado culpado de agressão.

Anna Grodzka foi eleita por Cracóvia com cerca de 18000 votos. Em declarações à Rádio Polaca a nova deputada, que nasceu na cidade de Otwock na região central do país, disse que acredita que o sucesso do seu partido - que promove liberalização do aborto, e legalização drogas leves e parcerias civis - é devido aos partidos existentes não representarem todos os tipos de pessoas na Polónia. Segundo ela essa também é a razão de uma participação baixa nas eleições. No domingo a abstenção foi de 53 por cento.

Fonte Polskie Radio

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal