Pesquisa:
 

Sexta-feira, 15 Setembro 2017 12:23

CINEMA
Hoje é dia de abertura do Queer Lisboa 21



E a honra da abertura do Festival de Cinema Queer de Lisboa é de God’s Own Country


Foi no Festival de Sundance deste ano que Francis Lee estreou a sua primeira longa-metragem, God’s Own Country, que rapidamente se tornou num dos títulos mais badalados do atual cinema queer, valendo ao realizador o Prémio de Realização da secção World Cinema Dramatic de Sundance, bem como uma distinção na Berlinale. O filme tem agora honras de abertura da 21.ª edição do Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer, sendo exibido hoje, a partir das 21h00, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge.

A ação de God’s Own Country passa-se no Yorkshire, de onde o realizador Francis Lee é natural, sendo o filme parcialmente inspirado na sua história de vida. É no cenário agreste deste condado britânico que vive Johnny (interpretado por Josh O’Connor), um jovem agricultor, com o seu pai e avó, levando uma rotina pacata, entre o trabalho e furtivos encontros sexuais, até à chegada do romeno Gheorghe (Alec Secareanu), que o vai ajudar na quinta, alterando drasticamente o rumo que a sua vida tinha tomado até então.

Na noite de abertura será apresentada a edição deste ano do Queer Lisboa e o Júri das várias secções competitivas.

Do Júri da Competição de Longas-Metragens fazem parte a atriz Isabel Abreu; o Diretor do festival brasileiro Curta O Gênero – Mostra Internacional Audiovisual, Marcos Rocha; e o cineasta francês Yann Gonzalez. A Competição de Documentários conta no júri com os realizadores Luísa Homem e Sérgio Tréfaut e o produtor da RTP, Rui Filipe Oliveira. A atriz Ana Moreira, o cineasta Jorge Jácome e o montador Francisco Moreira fazem parte do júri da Competição de Curtas-Metragens. O ator João Villas-Boas, a diretora de arte Nádia Henriques e o realizador Ricardo Vieira Lisboa integram o júri da Competição de Filmes de Escola Europeus In My Shorts, enquanto o ator e realizador norte-americano Colby Keller, o artista João Onofre e a coreógrafa Carlota Lagido formam o júri da Competição Queer Art.

Terminada a cerimónia, será oferecido um cocktail pela Absolut Vodka, com apoio da Fever-Tree, no foyer do Cinema São Jorge.

E para celebrar em grande o arranque de mais uma edição do Queer Lisboa, tem lugar no clube Fontória a Festa de Abertura, com música pelo trio Asneira, composto por António Almada Guerra, João Villas-Boas e Tiago Pinhal Costa. A festa começa à meia-noite e termina às 6h, sendo que as entradas custam 5 EUR.

CINEMA: Hoje é dia de abertura do Queer Lisboa 21

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2017)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal