Pesquisa:
 

Sábado, 15 Setembro 2007 09:01

CINEMA
Um outro olhar sobre a guerra no Médio Oriente



Se A Casa de Alice (em competição para a Melhor Longa-Metragem), de Chico Teixeira, abriu ontem com chave de ouro a 11.ª edição do Queer Lisboa - Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, que até dia 22 decorre no Cinema São Jorge, hoje podemos ver aquele que será, porventura, de entre as longas de ficção em competição, um dos mais fortes candidatos ao prémio final. Trata-se de The Bubble (2006), do realizador israelita Eytan Fox.


O filme encena uma história de amor "explosiva": a relação entre um israelita e um palestiniano. Noam (Ohad Knoller), um jovem israelita em serviço militar numa fronteira dos territórios ocupados, conhece o palestiniano Ashraf (Yousef "Joe" Sweid), depois de este lhe bater à porta para lhe entregar o passaporte perdido no posto de controlo. A atracção é mútua e intensa, e os dois principiam um romance cujo idílio inicial depressa se revelará tão efémero e frágil como uma bolha de sabão. Aquilo que parecia um balão de oxigénio no meio do ar poluído dos conflitos ideológicos, caminha para um destino em que a tragédia espreita.

The Bubble retira muito do seu poder emotivo da condição precária de um amor proibido. Nenhum dos amantes ama em liberdade, sobretudo Ashraf, cuja alma vive asfixiada pelas proibições e obrigações que a sua cultura lhe impõe. Eis a tragédia suprema: o amor e a liberdade de amar serem considerados um crime, e ser-se condenado a uma prisão moral para a qual só a morte é evasão.(por Júlio Carvalho)

[Veja toda a programação em: www.queerlisboa.org ]

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal