Pesquisa:
 

Quarta-feira, 15 Abril 2009 14:23

ESPANHA
Primeira vítima mortal de violência doméstica em casal gay



Esta semana fica marcada em Espanha pela primeira situação de violência doméstica que resultou em vítimas mortais num casal homossexual.


Um homem de 34 anos foi apunhalado no pescoço pelo seu marido, do qual se encontrava separado há dois meses. O alegado assassino suicidou-se de seguida.

É a primeira situação do género comunicada oficialmente no país desde que o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi reconhecido em 2005.

A violência «infelizmente é o pão-nosso de cada dia em muitos casais de gays e lésbicas», lamenta a associação de defesa dos direitos de homossexuais, lésbicas, bissexuais e trans «Colegas».

Numa tentativa de reduzir o número de mortes, resultantes de casos de violência doméstica, o governo socialista espanhol tomou algumas medidas, mas sem sucesso nos resultados. Em 2004 o executivo espanhol adoptou uma lei, pioneira na Europa, contra a violência doméstica, para protecção das mulheres, vítimas destes casos.

A associação «Colegas» lamenta que os casais homossexuais não estejam igualmente protegidos por esta lei, exigindo que as vítimas homossexuais sejam tratadas da mesma maneira.

Em Portugal onde a percentagem de mortes por violência doméstica são muito superiores a Espanha (Em 2008 foram 45 as mulheres mortas em Portugal, Espanha com uma população 4.5 vezes maior teve 90 mulheres assassinadas no mesmo ano) o assunto não parece, ainda, preocupar a opinião pública em geral.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e DOIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal