Pesquisa:
 

Domingo, 15 Março 2020 19:08

GANA
Conferência histórica sobre direitos LGBT+ é proibida



E para que não fiquem dúvidas: as autoridades explicaram que não é por causa do COVID-19


O Gana, um dos 32 países que atualmente proíbe a homossexualidade, cedeu a ataques conservadores e proibiu a ocorrência da conferência Pan Africa da ILGA (International, Lesbian, Gay, Bisexual and Trans and Intersex Association, não diretamente relacionada com a ILGA Portugal) no país. O evento estava previsto para julho deste ano em Accra, capital do país.

A Ministra de Género, Crianças e Proteção Social, Cynthia Morrison, explicou sobre a conferência em entrevista que:

Eu sou uma pessoa cristã, tal como é o presidente. O presidente disse não à conferência gay Cynthia Morrison

A mesma situação foi clarificada por um porta-voz à Reuters

O governo de Gana não permitirá tal conferência.
E esta decisão não foi por causa do coronavírus
 

A 5ª Conferência Regional Anual da ILGA da Pan-África estava agendada de 27 a 31 de julho. Seria a primeira desde 2018, quando a 4ª Conferência foi realizada no Botsuana. Num comunicado divulgado hoje, a ONG da África do Sul anunciou que iria adiar oficialmente a conferência "em apoio aos esforços da Organização Mundial de Saúde para informar e ajudar as comunidades a retardar a propagação do vírus COVID-19". Não houve nenhuma menção aos comentários das autoridades de Gana.

Quando os ativistas conservadores e religiosos souberam da conferência, começaram a protestar fortemente contra ela. Uma petição recebeu mais de 19.000 assinaturas numa semana. Os advogados de Christ Ghana escreveram uma carta ao Presidente Akufo-Addo, dizendo que "é claramente ilegal para a ILGA realizar uma conferência aqui em Gana, representando um grupo que promove essas atividades". Por seu lado Ashanti Iman, Sheihk Muumin Abdul Haroun, prometeu no mês passado interromper a conferência "demoníaca", prometendo que "muçulmanos, cristãos e a religião tradicional todos nos levantaremos" em resposta.

Embora não tenham sido relatados nos últimos anos casos de aplicação da lei que pune sexo entre pessoas do mesmo, a vida das pessoas LGBT+ têm uma vida complicada no país. No ano passado, o Gana organizou uma conferência da organização anti-LGBTQ World Congress of Families, considerado um grupo de ódio pela ONG SPLC.

GANA: Conferência histórica sobre direitos LGBT+ é proibida

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2020)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal