Pesquisa:
 

Sexta-feira, 15 Março 2013 16:57

ARGENTINA
Posições antigas do novo Papa são algo de críticas



O Papa Francisco I é celebrado por uns e criticado por outros no seu país natal.


Foi com grandes celebrações e manifestações de alegria que a eleição do novo Papa foi recebida na Argentina, mas existe uma parte que não só lamenta como repudia a nomeação do Cardeal Jorge Bergoglio.

Aqueles que se manifestam contra a eleição do novo Papa são organizações de defesa dos direitos humanos que apontam a cumplicidade de Bergoglio com a ditadura militar, junta-se a estes grupos os de defesa dos direitos LGBT que não esquecem as posições contra os direitos LGBT do então arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergoglio, nomeadamente a posição tomada contra o alargamento do casamento civil ás pessoas do mesmo sexo, classificando esta alteração na lei como um ato do “demónio”.

Rafael Freda, presidente da Sociedade de Integração Gay e Lésbica da Argentina, diz que se houve pessoa que se opôs à distribuição de preservativos e às uniões civis homossexuais foi Bergoglio, para além das pressões eclesiásticas contra a educação sexual nas escolas. Freda acrescenta “creio que poderia usar melhor o seu tempo” referindo-se a Francisco I,”a falar sobre os países que matam os homossexuais”.

O prémio Nobel da Paz Argentino, Adolfo Pérez Esquival escreveu que Bergoglio não tendo colaborado com a ditadura do então governo militar, também não lutou contra, disse que lhe “faltou coragem para lutar pelos direitos humanos”.

Ao mesmo tempo esta quinta-feira um grupo de acusados por crimes durante a ditadura militar, estiveram em tribunal usando insígnias com as cores do vaticano numa homenagem a Papa Francisco I.

Eleito há dois dias Francisco I já foi contatado por grupos de defesa dos direitos LGBT no sentido de obterem uma audiência desconhecendo-se até ao momento o resultado destes pedidos.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2013)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal