Pesquisa:
 

Quinta-feira, 14 Setembro 2017 08:22

SAÚDE
Australianos que não "tomem precauções razoáveis" contra o VIH com multa até 7500EUR



A proposta aplica multa ou prisão a quem não tomar "precauções razoáveis" para evitar a propagação da doença em Nova Gales do Sul na Austrália


Na proposta de lei do governo do estado de Nova Gales do Sul, aqueles com HIV ou uma IST podem ser presos até 6 meses ou multados com 11'000 dólares australianos (cerca de 7'500 EUR) ao não tomarem medidas para proteger as pessoas da propagação do vírus. Atualmente, "precauções razoáveis" são determinadas por cada magistrado que conduz um julgamento.

A ONG "The Institute of Many" que trabalha na área do VIH escreveu ao Ministro da Saúde de Nova Gales do Sul, Brad Hazzard, para criticar a proposta.

Atualmente, o que conta como 'precauções razoáveis' é determinado caso a caso pelo magistrado. Divulgar o estado serológico conta? Usar sempre preservativo conta? Ter uma carga viral indetectável conta? É necessário aplicar as três? Nós não sabemos porque está terrivelmente pouco claro Nic Holas, The Institute of Many

A instituição de caridade também expressou preocupações de que a emenda tem o potencial de "desfazer todo o trabalho árduo" na luta contra o VIH, que atingiu no início deste ano a taxa mais baixa registada na Nova Gales do Sul desde a década de 1980.

Segundo Nic Holas esta proposta "tem o potencial de desfazer todo o trabalho fantástico que a NSW alcançou na luta contra a epidemia de HIV que atormentou a nossa comunidade desde a década de 1980, bem como o trabalho continuado de lidar com infecções sexualmente transmissíveis", explica.

Nas redes sociais também se manifestaram dúvidas de como se poderia provar que as pessoas intervenientes foram devidamente informadas: "é a palavra de um contra o outro" escreve um utilizador.

SAÚDE: Australianos que não "tomem precauções razoáveis" contra o VIH com multa até 7500EUR

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2017)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal