Pesquisa:
Dia da Liberdade
 

Quarta-feira, 14 Setembro 2011 15:51

PORTUGAL
QueerLisboa15 arranca esta sexta-feira



É já esta sexta-feira que se inicia no Cinema São Jorge mais uma edição do festival de cinema Queer, que decorre até 24 de Setembro.


Esta 15ª edição conta com mais de 80 filmes, entre curtas e longas-metragens, passando pelo cinema experimental.

O QueerLisboa15 abre as suas portas com a habitual cerimónia de abertura, onde será apresentado o calendário de actividades, bem como o júri desta edição, seguindo-se a apresentação do filme “Howl”.

Howl

Uma longa-metragem sobre uma obra-prima que em 1957 é levada a um tribunal de São Francisco. Numa ficcionada entrevista em flashback, o jovem Ginsberg (James Franco) disserta sobre o seu processo criativo, bem como sobre a sua batalha pessoal pela liberdade. Este trabalho é assinado por Rob Epstein e Jeffrey Friedman. Este filme com antestreia no São Jorge vai depois para o circuito comercial através da “Midas Filmes” e com estreia nos cinemas UCI.

Mémórias e Instalações

O QueerLisboa vai na sua décima quinta edição e por isso vai ter patente uma exposição fotográfica retrospectiva de quinze anos de projecções.

Contará ainda com uma instalação de William E. Jones, “Mansfield 1962”, imagens reais de uma WC existente na praça central de Mansfield, estado do Ohio, onde um homem, que era polícia, filmou os movimentos “clandestinos” existentes no espaço escondido num armário. Posteriormente este vídeo serviu de prova em tribunal quando os indivíduos filmados foram levados a julgamento. Esta instalação estará presente no WC masculino do R/C do cinema São Jorge, acesso livre e patente todos os dias entre as 17 e a meia-noite.

Taxi Zum Klo

O QueerLisboa15 terminará no sábado dia 24, com o anúncio dos vencedores das diferentes categorias e respectiva entrega de prémios, e com o filme “Taxi Zum Klo”, de Frank Ripploh. Uma história ficcionada de um professor dedicado ao seu trabalho mas que de noite se transforma num insaciável caçador de sexo. É entre as casas de banho públicas e outros espaços que conhece alguém que a determinado altura da história o faz reavaliar a sua vida.

E ainda...

A organização do QueerLisboa15 espera uma vez mais uma semana de salas cheias, e confiante de que assim será, tem no último dia e depois do filme de encerramento a festa de encerramento onde todas e todos são convidados.

Os bilhetes para as sessões já estão à venda no São Jorge. Para os utilizadores do Facebook o PortugalGay.pt está a promover um passatempo com entradas duplas. Mais informações no mural do PortugalGay.pt.

O PortugalGay.pt tem um site específico com mais informações sobre o festival: visitem em www.queerlisboa.org.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal