Pesquisa:
 

Sexta-feira, 14 Setembro 2007 10:08

CANADÁ
Mais famílias Gays



O resultado de um censo no Canadá revelou que o número de união entre pessoas do mesmo sexo teve um crescimento percentual 5 vezes maior do que o casamento hétero.


45.300 casais, legamente casados ou não, se definiram como do mesmo sexo em 2006. Esse número representa 33% a mais do que em 2001. O número de casais

heterossexuais cresceu apenas 6% no mesmo período.

Foi revelado também que desde que as uniões de mesmo sexo se tornaram legais em 2005, houve 7.465 casamentos gays e lésbicos.

No entanto, a pesquisa mereceu protesto de ONGs gays do país pelo conteúdo do questionário entregue aos casais. Nele era preciso preencher as opções "marido", "mulher" ou "outros". A ONG Egale considerou a opção "outros" discriminatórias, já que casais de homens podem se tratar como marido e marido, tanto quanto os formados por lésbicas. A ONG resolveu então fazer uma campanha para que os casais gays assinalassem a opção "marido", no caso de companheiro gay, ou "mulher", no caso de companheira lésbica. "As pessoas são pessoas e querem as mesmas coisas da vida. A orientação sexual não deveria importar", disse o diretor executivo da ONG Egale Canada, que ajudou a divulgar a campanha.

Ainda de acordo com o censo, casais do mesmo sexo são 0.6% de todos os casais canadenses. 9% dos casais gays têm filhos, mais comumente em uniões lésbicas (16%) do que em uniões de homens (3%).

Na onda da polêmica, Michael Leshner, advogado que foi um dos primeiros homens gays a se casar no Canadá disse: "O casamento gay aconteceu e as pessoas continuam suas vidas... É uma coisa comum. Agora, fazemos parte da classe média chata".

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2007)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas TRÊS e QUATRO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal