Pesquisa:
 

Quarta-feira, 14 Setembro 2005 00:59

TEATRO
Uma branda incursão pelo camp



Sex Shop Trilogy é o título da trilogia que o actor e encenador Luís Assis começou a trabalhar este ano e irá continuar a desenvolver até 2007, da qual já concluiu a primeira parte, Gay Solo, que está agora em cena no Teatro da Comuna. Esta é uma produção da Cassefaz, que, de 15 a 21 de Setembro, sublinhando a exploração do mesmo universo temático, vai integrar a programação do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa. No seio deste, há que salientar e saudar, para além da projecção dos filmes, a realização do 1.º Colóquio de Estudos Gay, Lésbicos e Queer, intitulado Culturas, Identidades, Visibilidades, nos dias 16 e 17 de Setembro, no Instituto Franco-Português.


É, precisamente, a cultura, a identidade e a visibilidade do universo gay que estrutura o espectáculo de Luís Assis, ao articular a linguagem performativa com a cultura gay. Este one-man show decorre num espaço cénico preciso, confinando a acção a um pequeno quadrado branco, sobre o qual se encontra apenas uma cadeira, uma estante para partitura (que afinal suporta cartões escritos que vão sendo lidos), o tronco de um manequim coberto por um casaco e, ainda, um quadro onde vão sendo escritos a giz os números e os títulos das cinco lições propostas para compreender o gay português: 1.ª - Conceitos Básicos & Ideias Feitas, 2.ª - Roteiro para a Compreensão do Gay Moderno, 3.ª - O Engate, 4.ª - O Mundo Hetero e 5.ª - Portugal "Quase" Gay.

Recupera-se, portanto, de certo modo, a intenção de uma aula. O que se reflecte na relação directa que Assis estabelece com os espectadores, que vai sendo repetidamente interrompida pela acção de beber água por uma garrafa, relevante para a desmistificação do trabalho de palco e a humanização do actor. Mas a constante precipitação do gesto e da fala não permite a valorização destes momentos de pausa, nem o apuramento eficaz da estratégia camp que atravessa todo o espectáculo.

A incursão pelo camp acaba, de facto, por revelar-se algo inconsistente, já que nunca chega a ser totalmente assumida por uma clara postura de resistência, radicada no artifício, na teatralidade paródica e na autoderisão irónica, que questione e relativize o próprio texto que está a ser dito, dado que neste se aborda uma série de estereótipos sobre as práticas e representações das culturas gay e "hetero", que podem, desta forma, ser percepcionadas como verdades absolutas e não categorias tipificadas. E esta indefinição pode, sobretudo, levar o espectador a confundir uma criação que se quer politizada com um simples manifesto de glorificação do gay português.

Um espectáculo em que a estratégia camp acaba por não ser totalmente assumida.

[Mais informações: www.portugalgay.pt/teatro/gaysolo/ ]

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2005)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal