Pesquisa:
 

Quinta-feira, 14 Agosto 2014 11:45

EUA
Doação de órgãos rejeitado por ser homossexual



A família de um jovem de 16 anos que se suicidou há cerca de um ano atrás devido a bullying viu os seus órgãos e tecidos serem parcialmente rejeitados.


A.J. Betts do Iowa havia-se registado na base de dados de dadores de órgãos e tecidos apenas uns meses antes da sua morte. Uma regra da Food and Drug Administration proíbe que doações de certos tecidos sejam aceites no caso de o dados ser um homem que têm sexo com homens.

Sheryl Moore, a mãe do adolescente só soube da rejeição da doação depois de receber uma carta explicativa. O fígado, os pulmões, os rins e o coração foram aceites, tendo os olhos sido o alvo da rejeição.

Segundo a carta, a rejeição deve-se ao facto de Moore não conseguir confirmar se o filho tinha sido sexualmente ativo com um homem cinco anos antes da sua morte. Esta regra remonta ao início da epidemia da SIDA e existia para prevenir o alastramento da doença numa altura em que pouco se sabia sobre a mesma.

A um programa de rádio a mãe afirmou “Inicialmente está mesmo muito zangada porque não conseguia perceber porque é que os olhos do meu filho de 16 anos não podiam ser doados por ele ser gay. Isto é arcaico, e é estúpido que pessoas não tenham o auxílio que lhes pode salvar a vida por causa de regras com 30 anos.”

Já este ano, a doação de tecidos de um homem em Pittsburgh foi negada porque o homem era homossexual. No entanto um projeto de lei foi aprovado em Julho de 2013 que autoriza a doação de órgãos de pessoas seropositivas para recipientes seropositivos.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2014)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal